Portal IFNMG - Agricultores da Bacia do Rio Peruaçú têm dia de capacitação no IFNMG Câmpus Januária Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Agricultores da Bacia do Rio Peruaçú têm dia de capacitação no IFNMG Câmpus Januária

Publicado: Quinta, 18 de Setembro de 2014, 08h23 | Última atualização em Quinta, 18 de Setembro de 2014, 09h07

 

AP-1

O Núcleo de Estudos em Agroecologia Minas D’água visa o desenvolvimento de atividades de pesquisa, extensão e educação, focando no desenvolvimento sustentável de comunidades rurais, valorizando, construindo e disseminando os conhecimentos necessários à implementação de sistemas de produção agroecológicos. Dentre as atividades do projeto, se encontram capacitações direcionadas aos agricultores locais.

Nesse sentido, no dia 5 de setembro de 2014 realizou-se no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, o curso sobre Preparo e Manutenção de Composto Orgânico.O objetivo do evento foi aprimorar e/ou incentivar o uso de composto orgânico na propriedade, visando adquirir independência a fontes externas de fertilizantes e substratos, possibilitando o uso de matérias-primas disponíveis na propriedade ou em seu entorno.

Foram abordados conteúdos envolvendo as utilidades do composto orgânico, e a condução de uma horta orgânica.

AP-2

AP-3

Com esta capacitação, os agricultores beneficiários do projeto adquiriram habilidades para produzir composto orgânico a ser utilizado como fertilizante natural em suas propriedades a partir de materiais de fácil acesso e produzirão suas próprias mudas olerícolas utilizando composto orgânico como substrato. Conforme o Sr. Manoel Mota, beneficiário cadastrado no projeto, o curso auxiliará bastante no cultivo de hortaliças, devido a possibilidade de usarmos matéria-prima encontrada na nossa propriedade sem ter que comprar. Segundo ele, algumas técnicas já vinham sendo utilizadas, porém de maneira incorreta e o curso serviu para melhorar e mostrar a maneira correta de conduzir a produção.

 Confira mais fotos aqui.

 

Fim do conteúdo da página