Portal IFNMG - Câmpus consegue concluir o processo de contratação do intérprete de Libras Ir direto para menu de acessibilidade.

Câmpus consegue concluir o processo de contratação do intérprete de Libras

Publicado: Quinta, 11 de Setembro de 2014, 14h49 | Última atualização em Quinta, 11 de Setembro de 2014, 14h49

LIBRAS

Em cumprimento ao Regulamento das Ações Inclusivas do IFNMG, que prevê a destinação de 5% das vagas para deficientes, o Câmpus Januária entra em um momento importante para a discussão e a definição de ações de inclusão.

Uma medida para atender ao Regulamento é o provimento do intérprete de Libras aos ingressantes surdos. O Câmpus já recebeu alunos surdos, no entanto, ainda não há, no quadro permanente de servidores, o intérprete. Para atendimento à legislação, os alunos foram orientados pelo Câmpus a acionarem a Promotoria Pública, na busca de uma determinação que pudesse viabilizar e agilizar os trâmites de contratação desse serviço.

O Câmpus procedeu à tentativa de dispensa, mas não houve a manifestação de associações da região para assumir o contrato. A partir do insucesso, foram tomados encaminhamentos para a licitação. A grande dificuldade deu-se pela ausência de empresas na cidade que pudessem concorrer. Foram necessárias duas licitações para se concluir o processo e efetivamente contratar o intérprete de Libras.

A partir de agora, os alunos surdos e os que vierem a ingressar terão atendido o seu direito ao intérprete em tempo integral nas atividades escolares. Além disso, outras ações como cursos FIC na área de Libras poderão ser empenhadas com a comunidade, a fim de fomentar e instrumentalizar a inclusão.