Portal IFNMG - Grupo Performático Expressões do Ser-tão participa de Chá Poético na Cidade de Juramento - MG Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 09 de Setembro de 2014, 13h53 | Última atualização em Terça, 09 de Setembro de 2014, 14h03

gpe-1

O Grupo Performático Expressões do Ser-tão, projeto de extensão coordenado pela Professora Marli Fróes e o Professor Juneo Angelo (campus Januária), apresentou, nessa sexta-feira, dia 29 de agosto, o espetáculo “Vidas no Ser-tão”, em um chá literário na Escola Estadual Francisco Sá, de Juramento-MG.

gpe-2

O espetáculo mistura músicas de Luiz Gonzaga e textos de Guimarães Rosa, retirados de Noites no Sertão e Grande Sertão Veredas. Foram selecionados trechos que descrevem aspectos da cidade de Januária e outras regiões do Norte de Minas. Os atores e recitadores garantiram o humor e a poesia em suas atuações. As canções de Gonzaga foram cantadas por um Grupo de alunos, enquanto outros integrantes encenavam e dançavam. O espetáculo multimídia aproveitou a diversidade de talentos de alunos dos cursos técnicos de Agropecuária e Informática do Ensino Médio, para narrar aspectos do sertão:espaço das delicadezas, das durezas e da criatividade.

gpe-4

A apresentação dos alunos do IFNMG- Câmpus Januária enriqueceu bastante o evento, sendo bastante elogiada pelo público presente e gerando convites para apresentações futuras, em outros locais. O Grupo Performático Expressões do Ser-tão considerou a experiência válida, uma possibilidade de intercâmbio cultural enriquecedora. A aluna Mariana Guedes acrescenta:“Após alguns meses de ensaio pudemos perceber que todo esforço valeu a pena. Foi uma experiência inigualável e de grande valia para o nosso crescimento enquanto pessoa e grupo. A partir disso o grupo se tornou uma família”. Segundo o aluno Tom Coutinho "É muito gratificante poder participar do grupo Expressões do Ser-tão, pois sempre estamos sujeitos à maravilhosos eventos tal como o Chá Literário, que ocorreu em Juramento-MG. Sem dúvidas, poder conhecer outras pessoas, e poder passar o mínimo de cultura sertaneja mineira com um certo grau de humor, propõe o grupo a tornar-se parte de um grandioso espetáculo."

gpe-3

O evento também contou com a presença da escritora Ivonne Silveira de Montes Claros- MG, que foi homenageada pelo seu centenário. A programação foi diversificada, com teatro, recital de poesias e o lançamento do livro de poesias Carnaverbo, da professora Marli Fróes, que também recebeu uma homenagem nesse chá literário.

Confira mais fotos aqui.