DCE desenvolve ações em prol da moradia estudantil
Fachada do prédio da moradia da UFMG e das benfeitorias construídas no bairro
O Diretório Central dos Estudantes visitou, na última terça-feira, a moradia estudantil da UFMG, em Montes Claros, para conhecer um modelo de moradia e buscar as experiências de quem reside na estrutura. Acompanhados pelo Diretor de Extensão, Eduardo Nascimento, os alunos foram recebidos por servidores e alunos daquela Instituição.
Horta cultivada pelos estudantes moradores da moradia estudantil da UFMG
Os alunos ali residentes explanaram sobre a importância de os estudantes estarem juntos, apoiando-se nos estudos e no convívio diário e sobre os contratos de conduta naquele ambiente, principalmente da necessidade de os alunos participarem da construção das normas de convívio. Avaliaram como muito positivo o modelo de moradia da Universidade e testemunharam o crescimento do bairro a partir da inserção dos alunos ali.
Eduardo Gomes, idealizador da moradia da UFMG, relatou sobre o crescimento do comércio local e as benfeitorias como asfalto, linha de ônibus e policiamento, que chegaram até o bairro a partir da implantação da moradia estudantil.
O modelo visitado conta com apartamentos para 6 pessoas, todos com quartos individuais, além de áreas de lazer, estudo e convivência, valorizando a socialização entre os acadêmicos, mas também respeitando a privacidade.
O DCE se reuniu com os acadêmicos do Campus Januária nos dias 03 e 04 de julho para socializar a experiência e melhor informá-los a respeito da iniciativa da moradia estudantil. Outras reuniões serão realizadas em agosto e o DCE conta com a participação de todos os estudantes no processo de discussão e construção de um modelo de moradia a ser construído em Januária.
DCE e Diretor de Extensão do Campus Januária recebidos por servidores da UFMG
Até o momento, as ações do DCE pautam-se em conhecer experiências, repassar a todos os estudantes e apoiar a iniciativa em prol da construção da moradia, pois entende que é uma política de permanência imprescindível para que todos tenham a possibilidade completa de concluir o seu curso superior. O modelo e o local da construção estão ainda em discussão, devido à importância de se ouvir o posicionamento dos interessados envolvidos.
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