Portal IFNMG - Estudantes do curso de Agronomia do IFNMG - Campus Januária visitam empresa multinacional de produção de sementes e o laboratório de tecnologia de sementes da UFU Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 29 de Novembro de 2013, 13h47 | Última atualização em Sexta, 29 de Novembro de 2013, 13h47

fotoufu1

Os estudantes do oitavo período de Agronomia visitaram nos dias 17 a 19 de novembro a empresa produtora de sementes PIONNER, uma das maiores no ramo de produção de sementes de Milho e Soja e o Laboratório de Rotina de Sementes da Universidade Federal de Uberlândia – UFU.

A visita técnica foi realizada por iniciativa da professora Telma Miranda, professora da disciplina TECNOLOGIA DE PRODUÇÃO DE SEMENTES. A visita técnica veio complementar na prática os fundamentos teóricos passados em sala de aula. A visita à PIONNER e à UFU deu-se graças à ajuda do professor Carlos Machado dos Santos, professor responsável pela mesma disciplina na UFU.

A visita à empresa PIONNER/DUPONT foi em conjunto com os estudantes de agronomia da UFU. Devido ao grande número de estudantes realizando a visita, a empresa levou sua equipe de RH, da matriz da empresa que fica no RS, para pré-seleção
de alguns estudantes formandos para realização de estágio na empresa, que é de abrangência mundial.

Na viagem técnica os estudantes, acompanhados pela professara Telma Miranda, professor Ivan Almeida e o técnico do laboratório Sérgio Alcântara do IFNMG –Campus Januária, tiveram a oportunidade de conhecer a Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS) da DUPONT/PIONNER, localizada no município de Itumbiara – GO. Nesta unidade de beneficiamento, que é uma das maiores do mundo em capacidade de beneficiamento de sementes, os estudantes tiveram várias palestras sobre todas as etapas de produção e beneficiamento de sementes, além de conhecer todos os espaços físicos da UBS observando todos os processos desde a chegada das sementes, limpeza, debulha, seleção, secagem, classificação, beneficiamento, tratamento e armazenamento.

Fotoufu3

Foram visitadas também diversas áreas com campos de produção de sementes, onde foram relatados as principais questões genéticas e legais que norteiam a produção de sementes hibridas. Os alunos puderam acompanhar de perto todas as técnicas e implementos agrícolas utilizados na produção de sementes de milho de alto potencial genético (convencional e transgênico) no município de Iraí de Minas.

fotoufu2

Além da visita a PIONNER os estudantes visitaram também o Laboratório de Sementes da UFU, onde os alunos tiveram aulas práticas das técnicas de análises de sementes com o professor Carlos e com o agrônomo e técnico do Laboratório de Sementes Adílio Júnior. No laboratório os alunos tiveram a oportunidade de se familiarizarem com os equipamentos do laboratório, além de executarem teste de germinação e de tetrazólio.

A viagem foi de grande importância para consolidar o conhecimento técnico e cultural dos estudantes, pois além da visita técnica os estudantes puderam vivenciar uma das regiões de maior potencial agrícola do Brasil, além da network com profissionais do ramo agronômico, futuros empregadores dos nossos novos agrônomos formados na instituição.