Portal IFNMG - Evento inaugura formalmente o Campus Avançado Janaúba e reforça o clamor da Serra Geral pela transformação da unidade em campus agrícola Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Evento inaugura formalmente o Campus Avançado Janaúba e reforça o clamor da Serra Geral pela transformação da unidade em campus agrícola

Publicado: Segunda, 31 de Outubro de 2022, 08h45 | Última atualização em Quinta, 22 de Outubro de 2020, 10h36
imagem sem descrição.

Solenidade realizada na noite desta terça-feira (05/06) inaugurou formalmente o Campus Avançado Janaúba e demarcou a consolidação da oferta de educação profissional, científica e tecnológica na região da Serra Geral, que agora clama pela mudança de tipologia da unidade para campus agrícola, o que aumentaria o número de docentes e técnico-administrativos e tornaria possível atender a crescente demanda da comunidade. Inclusive, conforme anunciado durante o evento, o IFNMG recebeu um terreno de 20 hectares localizado a 5 quilômetros de Janaúba, na saída para Jaíba, onde se pretende construir os novos prédios do Campus, incluindo biblioteca, laboratórios, salas de aula e auditório.

O evento foi realizado na rua do centro da cidade em frente ao prédio do Campus e contou com a presença de estudantes, servidores e colaboradores do Campus, dirigentes da Reitoria e dos 11 campi do IFNMG, membros do Conselho Superior do Instituto, prefeitos e autoridades de Janaúba e região e moradores da cidade, além dos deputados federais Saraiva Felipe e Reginaldo Lopes, que parabenizaram o Campus pela força e entusiasmo, destacaram a importância da educação pública de qualidade e reforçaram o compromisso de seus mandatos na luta pela mudança da tipologia da unidade.

janauba arteAo longo de toda a solenidade, estudantes dos cursos técnicos demonstraram a história, as tradições e as belezas do Vale do Gorutuba através da arte, com pintura, música, dança e poesia. E também teve depoimento de estudante. Amanda Simões, do segundo ano do curso técnico integrado em informática para internet fez um emocionante relato de como o Instituto mudou a sua vida e a dos seus colegas. “Temos muito amor pelo Instituto, que mudou a minha vida e certamente vai mudar o meu futuro”, disse a aluna, que destacou a proximidade com os professores, as oportunidades de projetos de ensino, pesquisa e extensão e a forma em que os alunos são tratados, como “parte ativa na construção escola”.

O pequeno que já é grande e pode ser ainda mais

janauba predioO Campus Avançado Janaúba é o menor de toda a Rede Federal em área construída. O prédio possui 620 metros quadrados, com quatro salas de aulas, um laboratório, uma biblioteca e cinco salas administrativas. Mas, apesar disso, é o nono campi avançado do Brasil em número de estudantes, com 350 alunos presenciais em cursos técnicos nas modalidades integrado, integrado PROEJA e concomitante/subsequente, e 600 alunos na educação a distância em cursos técnicos. Os estudantes são de diversas cidades do entorno de Janaúba.

janauba fernando“Esse campus é pequeno em tamanho mas não em eficiência. E isso em virtude da dedicação de nossos servidores e terceirizados, do investimento em capacitação e visitas técnicas e do diálogo e das parcerias com a comunidade”, disse o diretor do Campus Avançado Janaúba, Fernando Barreto Rodrigues, destacando o grande apoio dado por órgãos como a prefeitura municipal, a Câmara Municipal, a UFVJM, a Unimontes e a Superintendência Regional de Ensino.

Mas o diretor ressaltou que devido ao tamanho, a importância regional e os problemas de Janaúba, que apesar de ser um polo regional na área de fruticultura e agropecuária ainda possui grande desigualdade social, a região precisa de ampliação significativa de um campus do Instituto Federal para ser uma semente de transformação social através da ciência e tecnologia. “Com menos de três anos e funcionando com pouca estrutura, já temos prova de como podemos contribuir. Temos ex-alunos trabalhando em diversos setores da cidade. Fomos fortes e levamos educação profissional para nossa comunidade, mas precisamos avançar, transformar em campus agrícola para chegarmos a todos que precisam. Essa noite fecha um ciclo. Fizemos o que foi possível como campus avançado”, concluiu Fernando.

janauba reitorO reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva, agradeceu aos servidores pelo empenho, aos alunos pela compreensão e à comunidade pelo alinhamento e parcerias para fazer o projeto do Campus Avançado Janaúba sair do papel e ser consolidado com sucesso, e destacou que a demanda desta unidade, assim como também a do Campus Avançado Porteirinha para também se transformar em campus e as das demais unidades por mais recursos, investimentos e servidores são demandas justas e plenamente possíveis de serem atendidas. “As gerais das Minas por muito tempo ficaram esquecidas. Chegamos para mudar essa realidade e toda missão que nos foi dada foi cumprida. Criamos nossos campi e mais de 130 polos de educação a distância para chegar aonde poucas instituições chegam. Mas esse projeto pode ser muito maior, indo por qual caminho que for necessário para irmos, para traçarmos e alcançarmos os objetivos que forem necessários para Janaúba, Porteirinha e todas nossas demais cidades”, disse o reitor.

O prefeito de Janaúba Carlos Isaildon Mendes e o presidente da Câmara Municipal Adauri Cordeiro parabenizaram o Instituto, relataram o impacto que o Campus já tem trazido para a cidade e reforçaram que a Prefeitura e a Câmara estão a disposição para contribuir no que for possível para fortalecimento da oferta de educação técnica, científica e profissional na cidade. O procurador federal junto ao IFNMG destacou o passo enorme que foi para Janaúba a instalação do Campus na cidade e como é importante fortalecer a instituição cada vez mais.

O evento também com entrega de placas de homenagem a pessoas do IFNMG e da comunidade que foram de fundamental importância para a instalação e consolidação do Campus em Janaúba.

Após as apresentações e depoimentos, foi realizado o descerramento da placa de inauguração do prédio do Campus, que posteriormente teve suas instalações visitadas pelas autoridades e demais presentes.

janauba inauguracao

janauba mesa

janauba amanda

janauba publico

janauba visita

Mais fotos do evento podem ser acessadas na página do IFNMG no Facebook.

Fim do conteúdo da página