Portal IFNMG - Projeto de Extensão English Conversation Club promove comemoração do Dia de Ação de Graças Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Projeto de Extensão English Conversation Club promove comemoração do Dia de Ação de Graças

Publicado: Quinta, 08 de Dezembro de 2016, 12h08 | Última atualização em Quinta, 08 de Dezembro de 2016, 19h57
imagem sem descrição.

No último sábado (03 de dezembro de 2016) o professor Lauro Sérgio Machado Pereira, coordenador do projeto de extensão English Conversation Club – Clube de Conversação em Inglês, em aplicação no IFNMG – Campus Avançado Janaúba, iniciou as atividades de conclusão do 1º semestre de execução do referido projeto, o qual foi concebido como uma das ações de contrapartida da capacitação de TESOL (Teaching English for Speakers of Other Languages – Ensino de Inglês para Falantes de Outras Línguas) de 2 meses que o professor recebeu de janeiro a março de 2016 no Northern Virginia Community College no estado da Virgínia nos Estados Unidos, depois de ter tido sua candidatura contemplada pela Chamada Pública SETEC/MEC Nº 01/2015 para o Programa SETEC-CAPES/NOVA de Capacitação para Professores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Em vista disso, e observando que no Brasil a Língua Inglesa é ensinada e aprendida como Língua Estrangeira (LE), ou seja, sem aplicabilidade imediata em contextos externos à sala de aula, tudo indica que geralmente os aprendizes têm pouca ou praticamente nenhuma oportunidade de usar a língua em atividades comunicativas reais de seu cotidiano; o Clube teve como um de seus objetivos proporcionar um espaço para que os participantes tivessem mais oportunidades de contato com a Língua Inglesa, seja ouvindo, lendo ou escrevendo, mas principalmente falando essa língua que é tão importante como instrumento de empoderamento social, bem como de mobilidade acadêmica e internacional.

Juntamente com sua equipe de bolsistas composta por João Paulo Nunes Lacerda, aluno do 2º semestre do curso Técnico em Informática na modalidade concomitante/subsequente e por Daniel Barbosa Mendes, Emile Beatriz de Souza Oliveira, Lívia Samara Cardoso Gonçalves e Tom Roberto Ruas Costa, estes alunos do 1º Ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, organizou a celebração do Thanksgiving Day (Dia de Ação de Graças), o qual é feriado nacional comemorado na 4ª quinta-feira do mês de novembro nos Estados Unidos e tem como objetivo relembrar a farta colheita realizada pelos peregrinos em 1621 após terem enfrentado dificuldades desde quando fugiram das perseguições religiosas na Inglaterra em 1620. É importante ressaltar que os índios nativos da região do estado de Massachusetts tiveram importante papel nesse processo, pois foram eles os responsáveis por ensinar os peregrinos a cultivarem adequadamente a terra ocupada. O Thanksgiving Day também é celebrado em outros países como Canadá e Porto Rico, de modo que são observadas motivações históricas diferentes para esta celebração. O evento também foi prestigiado pelo professor de Geografia Fabrício Silva Ribeiro, pela professora de Língua Espanhola Josye Gonçalves Ferreira e pelos pedagogos Jucielle Macedo Alves e Marcos Aurélio. 

Segundo o professor Lauro “a principal motivação para a realização do evento foi justamente promover um momento de socialização e prática da oralidade em Língua Inglesa por parte dos envolvidos no projeto, bem como oportunizar o acesso real ao conhecimento cultural”. Além de apresentarem algumas comunicações orais voltadas para temáticas envolvendo o Thanksgiving Day como A História, A Celebração nos Estados Unidos e em Outros Países, Os Símbolos, A Cerimônia da Colheita, Os Pratos Principais e algumas Orações, Poemas e Canções Típicas; os participantes puderam compartilhar um saboroso almoço provido de bebidas como sucos de uva e cranberry, cidra e vinho, do peru como prato principal, bem como de deliciosas sobremesas como torta de maça e pudim de batata doce. Tudo foi preparado com muito bom gosto, inclusive a decoração da mesa que estava composta por símbolos como o milho, a abóbora e as folhas de papel cortadas nos formatos das tradicionais árvores de Maple Tree e Oak Tree.

O projeto, que teve como embasamento para sua justificativa alguns dados divulgados pelo British Council (Conselho Britânico) em 2014 por meio de um relatório produzido pelo instituto Data Popular após a aplicação de uma pesquisa em 2013, os quais informam que os níveis de proficiência em Língua Inglesa no Brasil são muito baixos, de modo que apenas 5% dos brasileiros afirmam ter algum conhecimento de Inglês e que são falantes dessa língua; já começou a obter resultados positivos. Depois de responderem a um Questionário Final de Avaliação, de modo geral, os participantes afirmam terem conseguido avançar em seu desempenho oral na referida língua. De acordo com Bruce Wayne (nome fictício de um participante), ao ser perguntado se o curso de conversação contribuiu para o aprimoramento de seu desempenho oral na Língua Inglesa, respondeu “Sim. Me sinto mais confiante e aprendi que meus limites com a língua, sou eu quem faço”. No que tange às mudanças ocorridas em seu desempenho oral comparando o início do curso e atualmente, a participante Beatriz Lemos (nome fictício) relata “Meu desempenho mudou de forma significativa transformando para melhor meu vocabulário, minha pronúncia, bem como no que se refere a minha timidez e insegurança”.

Destarte, ao serem solicitados para fazerem uma avaliação do curso de conversação considerando as expectativas que tinham no início do processo; respostas como “A princípio achei que o curso estava além dos meus conhecimentos em se tratando da oralidade e pensei em desistir, mas aos poucos entendi que só se aprende falar, falando. Nesse ponto, o curso superou todas as minhas expectativas. As aulas foram todas na língua inglesa” (Beatriz Lemos), bem como “O curso de conversação é bom, contudo nos cursos de inglês que já fiz a dinâmica era diferente na fala, pois a ênfase era gramatical. O clube de conversação te “força” a falar em inglês. Ainda estou meio perdida e um pouco assustada” (Beatriz); indicam a relevância social que uma proposta como esta tem para a comunidade atendida na cidade de Janaúba-MG. Portanto, apesar desses relatos positivos é necessário observarmos a resposta dada por Bruce Wayne “Tenho uma boa avaliação a respeito do clube, superou minhas expectativas poderia ter sido melhor se a comunidade tivesse abraçado a idéia mais fielmente”; de modo que é de suma importância que em 2017 o Projeto de Extensão English Conversation Club continue suas atividades a fim de se poder atender cada vez mais um número maior de pessoas da comunidade interna e externa ao IFNMG- Campus Avançado Janaúba.

Mais imagens da celebração do Thanksgiving Day do projeto de extensão English Conversation Club – Clube de Conversação em Inglês

 

 

Fim do conteúdo da página