Portal IFNMG - Lançada a revista científica Multifaces do IFNMG; primeiro volume apresenta artigos sobre Educação a Distância Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 27 de Abril de 2018, 14h12 | Última atualização em Quarta, 02 de Maio de 2018, 08h42

No ano de 2015, os servidores do Centro de Referência em Formação e Educação a Distância do IFNMG (Cead/IFNMG) tiveram a ideia de criar uma revista de caráter multidisciplinar, que abrangesse artigos científicos e relatos de experiência a partir de temáticas diversas relacionadas a educação, ciência e tecnologia. O desafio estava lançado. E não demorou muito para que a ideia ganhasse forma. Ainda em 2015, foi constituído o Conselho Editorial e iniciaram-se as discussões sobre o seu título, escopo, objetivos, política editorial e a elaboração e aprovação de documentos.

Concluída a seleção dos artigos submetidos, é chegada a hora do lançamento. E não houve oportunidade melhor do que a sétima edição do Seminário de Iniciação Científica (SIC) do IFNMG, onde grande parte da comunidade acadêmica do Instituto se reúne para falar exatamente sobre conhecimento. O lançamento foi feito durante o encerramento. O diretor do Centro de Referência em Formação e Educação a Distância, Antônio Carlos Soares Martins, está satisfeito com o nascimento da revista e a sua importância no contexto da educação pública em todo o Norte e Noroeste de Minas e Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

“A Revista Multifaces surgiu a partir de uma iniciativa do Cead como resultado do amadurecimento e consolidação das ações em Educação a Distância no IFNMG. A revista possui uma proposta multidisciplinar, abrangendo temáticas diversas relacionadas a educação, ciência e tecnologia. Portando, o lançamento desse periódico é de grande relevância não apenas para a EAD, mas para todo o IFNMG, como uma alternativa para a divulgação da produção acadêmica nas mais diversas áreas do conhecimento”, afirma o diretor.

Parceira desse projeto é a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, que colabora na composição do corpo editorial, avaliação dos artigos e divulgação da revista. “A parceria entre a Proppi e o CEAD foi fundamental para que o projeto da Revista Multifaces se concretizasse, pois foi pelo esforço dos dois setores que conseguimos montar a plataforma da revista, compor o corpo editorial e selecionar os artigos para publicação”, informa o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Rogério Murta.

Foto Rogério Murta e Toninho

A Revista Multifaces foi lançada durante o encerramento da sétima edição do SIC, realizado em Araçuaí

O periódico está disponível em suporte on-line, e a primeira edição conta com 11 artigos que tratam da Educação a Distância. Entre os trabalhos, há textos de egressos dos cursos de pós-graduação ofertados pelo Cead/ IFNMG.

Só elogios

A professora Ramony Maria da Silva Reis Oliveira, uma das autoras do artigo “O teletrabalho no contexto da Educação a Distância”, acredita que o tripé Pesquisa, Ensino e Extensão se desenvolve alargando horizontes para novos suportes. “Pensando nisso, o Cead/IFNMG colocou à disposição da comunidade acadêmica um espaço privilegiado para a divulgação de pesquisas, seja do Ensino, da Extensão, da prática ou da capacitação. O número temático “EAD em foco” é um exemplo disso. Ele abre espaço para que a pesquisa dentro do Instituto e do Cead se fortaleça e aconteça de forma institucionalizada”, explica a servidora.

Como pedagoga, a servidora Luciana Cardoso de Araújo compreende bem a importância de uma revista científica que visa valorizar as ações dos atores sociais, estimulando o Ensino, a Pesquisa, a Extensão e buscando, dessa forma, propiciar o envolvimento de todos no processo de construção e consolidação de conhecimentos. “A Revista de Ciência, Tecnologia e Educação Multifaces é uma grande conquista para a comunidade acadêmica do IFNMG, pois apresenta temas importantes para a comunidade educativa e para a sociedade como um todo. A primeira edição apresenta resultados, ações e reflexões que ressaltam o importante papel da EAD no processo de formação e emancipação pessoal e profissional dos sujeitos por ela atendidos”, argumenta a pedagoga.

Para a professora e servidora Maria Aparecida Colares Mendes, promover o desenvolvimento pessoal e profissional de todos os atendidos pelo IFNMG e inseridos na comunidade acadêmica do Instituto é o propósito do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Conforme defende a professora, a revista Multifaces será mais um instrumento nesse percurso. “A revista Multifaces é mais um canal de divulgação das produções acadêmicas que valoriza o conhecimento e o esforço daqueles que se propõem a transformar nossa realidade e anunciar e denunciar nossas possibilidades e desafios. Parabéns a todos os envolvidos. Tenho certeza que a revista Multifaces será um sucesso”, destaca.

A periodicidade da Revista Multifaces é semestral, podendo haver edições especiais ou publicações temáticas conforme deliberação do Conselho Editorial.

Clique aqui para acessar todo o conteúdo da Revista Multifaces.

capa revista multifaces copiar