Portal IFNMG - Tudo pronto para o II Fórum Regional de Educação a Distância do IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.

Tudo pronto para o II Fórum Regional de Educação a Distância do IFNMG

Publicado: Sexta, 01 de Dezembro de 2017, 17h43 | Última atualização em Sexta, 01 de Dezembro de 2017, 17h52
No ano passado, o I FEAD teve como tema a relação entre educação, tecnologia e o mundo do trabalho. Neste ano, os organizadores propuseram o tema "Educação, Diversidade e Tecnologia. A expectativa é reunir cerca de 600 participantes
imagem sem descrição.
Nos dias 08 e 09 de dezembro de 2017, será realizado o II Fórum Regional de Educação a Distância do IFNMG. O tema deste ano é "Educação, Diversidade e Tecnologia", e a proposta é que as discussões, palestras, minicursos, workshops e outras atividades oportunizem ao público a socialização de experiências de forma interativa, valorizando as ações desenvolvidas pelos estudantes e pelos profissionais envolvidos nos cursos oferecidos pelo IFNMG, no âmbito da Educação a Distância.

Entre os objetivos do evento, destacam-se: valorizar as ações desenvolvidas pelos profissionais e estudantes envolvidos nos cursos oferecidos pelo IFNMG, por meio da socialização de experiências e divulgação do trabalho realizado, no âmbito da EAD; proporcionar ao público presente a socialização de experiências de forma interativa, por meio da reflexão sobre o tema, das atividades propostas e apresentação dos trabalhos realizados; promover o fortalecimento do trabalho coletivo no IFNMG; e  fomentar a formação profissional, com oportunidades de ampliação de conhecimentos, conforme expectativas relacionadas a Educação, Diversidade, Tecnologia e às exigências profissionais dos cursos em EAD.

A expectativa é que o II FEAD reúna aproximadamente 600 pessoas.

Programação

O II FEAD acontecerá no IFNMG-Campus Montes Claros, que fica na rua Dois, nº 300, no Bairro Village do Lago I. No dia 08, o credenciamento dos participantes começará às 17h30 e prosseguirá até às 19h. Enquanto isso, os participantes poderão assistir à apresentação cultural, voz e violão, da cantora Joelma Araújo.

A abertura oficial do II FEAD será às 19h30. Na ocasião, também haverá a apresentação do Grupo Fitas e a conferência de abertura, que ficará por conta do  professor Felipe Cézar de Castro Antunes, graduado em Sistemas de Informação pela Unimontes e mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Uberlândia.

Felipe, que atua como professor de programação há mais de 10 anos, vai falar sobre "Tecnologias disruptivas e sua influencia na educação". A palestra apresentará insights sobre tecnologias que causaram disrupções e suas consequências na educação, trabalho e lazer. "Vivemos em um mundo onde as mudanças são  exponenciais, e é fundamental compreender novos conceitos como movimento maker, internet da coisas, industria 4.0, inteligência artificial e big data", argumenta o professor.

No dia 09, sábado, o Fórum continua a partir das 07h30 da manhã com um momento cultural:  Apresentação dos alunos do curso técnico em Libras, interpretando a música “Trem Bala”, da cantora Ana Villela. Às 8h, está prevista uma mesa-redonda  sobre o tema "A prática de ensino na era pós-digital: desafios e perspectivas", com os professores Alcino Franco de Moura Júnior e  Welington Silva.  A partir das 9h30, estão programadas as seguintes atividades: Chálibras, apresentação de pôsteres, minicursos, visitas técnicas e workshops. O término do II FEAD está previsto para às 13h15.

Em todas as oficinas, palestras e no espaço tecnológico do CEAD haverá intérpretes de Libras.
Programação FEAD
Lançamento de livros

Durante o evento, serão, ainda, lançados três livros: "Múltiplos Olhares", "Pesquisas em Currículo, Ensino e Formação Docente" e "Pesquisas sobre Políticas Educacionais".

O livro "Múltiplos Olhares", organizado pelas professoras Ramony Maria da Silva Reis Oliveira e Amanda Seixas Murta e pelo professor Antônio Carlos Soares Martins, consiste em uma coletânea de artigos dos concluintes da primeira pós graduação lato sensu em educação a distância ofertada pelo CEAD/ IFNMG.

Já os livros "Pesquisas em Currículo, Ensino e Formação Docente" e "Pesquisas sobre Políticas Educacionais" são frutos de uma parceria entre a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi) do IFNMG e a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). A publicação constitui mais um trabalho coletivo com textos dos mestrandos do Instituto Federal do Norte de Minas em coautoria com seus orientadores.

Durante o evento, serão sorteados exemplares dos livros.

Mais informações sobre o II FEAD podem ser obtidas no site http://ifnmg.edu.br/fead.