Portal IFNMG - IFNMG e Codemge assinam Termo de Cooperação para construção de prédio, laboratórios e oferta de novos cursos no Campus Araçuaí Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 06 de Julho de 2018, 11h02 | Última atualização em Sexta, 06 de Julho de 2018, 11h17
imagem sem descrição.

O reitor do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), professor José Ricardo Martins da Silva, e o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), Marco Antônio Castello Branco, assinaram em Belo Horizonte nesta quinta-feira (05/07) um Termo de Cooperação para a construção de um novo prédio de salas de aulas e montagem de laboratórios para ampliar os serviços prestados pelo Campus Araçuaí e propiciar a implantação de novos cursos.

A Codemge, que é uma empresa pública vinculada ao governo do Estado de Minas, utilizará recursos próprios de 3 milhões de reais para todo o processo de licitação, contratação, fiscalização e execução da obra, com a previsão de conclusão em agosto de 2019.

O reitor do IFNMG, professor José Ricardo, destacou o pioneirismo e a importância da ação conjunta. “Esta parceria com a Codemge é um marco institucional que estabelece uma aproximação do IFNMG com uma companhia muito importante para o desenvolvimento regional, garantindo uma primeira ação integrada ao potencial de desenvolvimento de Araçuaí e região e abrindo portas para outras possíveis ações unificadas”, disse.

Para abraçar a parceria, a Codemge considerou razões como as potencialidades econômicas da região, o destaque do extrativismo mineral, a necessidade de superação dos problemas sociais e econômicos da microrregião de Araçuaí e o interesse do IFNMG em implementar ações concretas, robustas e de longo prazo para o desenvolvimento pleno destas cadeias produtivas.

O diretor-geral do Campus Araçuaí, professor Aécio Oliveira de Miranda, destaca que nas reuniões e visitas ficou clara a convergência de propostas entre o Instituto e a Codemge. “A Companhia vê potencial de desenvolvimento na região em razão da riqueza do subsolo. O Instituto Federal é uma das mais importantes instituições da região no que tange a formação de mão de obra qualificada e precisa fazer isso consoante às demandas e interesse regional. Essa parceria amplia as possibilidades do Instituto apoiar o desenvolvimento regional alinhado com as potencialidades da região”, disse o diretor.

Durante todo o processo de articulação e negociação para viabilizar a celebração do acordo, estiveram presentes diversos agentes públicos, que prestigiaram a reunião de formalização da parceria, como o deputado federal Reginaldo Lopes, o prefeito de Araçuaí, Armando Jardim Paixão, o pró-reitor de administração do IFNMG, professor Edmilson Tadeu Cassani, o pró-reitor de desenvolvimento institucional do IFNMG, professor Alisson Magalhães Castro, o Diretor de Fomento à Indústria de Alta Tecnologia, Ricardo Wagner Righi de Toledo, o Gerente de Engenharia, Dimas José Alvares e o Diretor Presidente do Hospital São Vicente de Paulo de Araçuaí, Geraldo Silva. Destaca-se também o trabalho da equipe de infraestrutura do Instituto, envolvida em todo o processo de construção da parceria.

codemge 3

codemge 1