Portal IFNMG - Saiba mais sobre o Projeto IF MUNDO Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Saiba mais sobre o Projeto IF MUNDO

Publicado: Terça, 05 de Junho de 2018, 15h07 | Última atualização em Terça, 05 de Junho de 2018, 15h07

O IFMundo Salinas-Araçuaí representa o modelo de simulação da ONU aplicado ao ensino. O projeto é institucional,ou seja, acontece em todos os campi do IFNMG. O evento, que começou nesta sexta (25/05), encerrou suas atividades neste sábado, proporcionando encantamento aos estudantes e professores, bem como permitindo novas visões de  mundo aos participantes da simulação.

É importante salientar que cada comitê tem uma temática diferente, sendo construídos por delegados que irão fechar acordos redigidos e aprovados pela maioria dos membros ali representados.

Para que o debate obtivesse sucesso e se desenvolvesse bem, foi preciso que cada delegado realizasse leituras prévias e estudasse o tema para emitir parecer do seu país, redigindo, assim, um Documento de posicionamento oficial (DPO).

WhatsApp Image 2018 06 05 at 14.41.29

Dentre as discussões foram colocados em foco seis temas diferentes, dentre eles: Política de integração para imigrante, desafios da alimentação do século XXI, rodada DOHA 2015, o uso de microchip identificador - localizador de pessoas, novas configurações territoriais - conflito Israel- Palestina e privatização da água.

Por fim,  constatou-se que acordos foram firmados através dos debates, primando o interesse coletivo.  Nesse aspecto, a empatia foi essencial, uma vez que, além das diferentes percepções de mundo,  houve solidariedade e respeito nas negociações de cada comitê.

No campus Araçuaí, o projeto foi coordenado pela professora Aureliane Araújo, com os servidores Nivaldo Oliveira, Bruna Soares, Lillian Melo, Lorena Jorge, Gleysson Terra e José Carlos Silvério, junto com uma equipe de 32 discentes.

WhatsApp Image 2018 06 05 at 14.41.33

Para saber mais, leia aqui.

Confira o jornal do IF mundo aqui.

Fim do conteúdo da página