Portal IFNMG - Estudantes e pesquisadores dos 11 campi do IFNMG apresentam mais de 400 trabalhos científicos no segundo dia do VII SIC, que também conta com palestras, debates e apresentação cultural Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Estudantes e pesquisadores dos 11 campi do IFNMG apresentam mais de 400 trabalhos científicos no segundo dia do VII SIC, que também conta com palestras, debates e apresentação cultural

Publicado: Quinta, 26 de Abril de 2018, 11h57 | Última atualização em Sexta, 15 de Junho de 2018, 00h40
imagem sem descrição.

A quarta-feira começou logo cedo e movimentada no IFNMG - Campus Araçuaí, que sedia a sétima edição do Seminário de Iniciação Científica (SIC) do IFNMG. Estudantes de todos os onze campi do IFNMG e de outras instituições instalavam seus banners ou procuravam suas salas para apresentar trabalhos, projetos, experimentos e estudos científicos desenvolvidos ou em desenvolvimento em suas instituições.

E uma característica chamou a atenção: grande parte dos trabalhos possui alguma relação com a região, por exemplo com avaliações de determinadas realidades ambientais, sociais ou tecnológicas ou com pesquisas para contribuir com o desenvolvimento regional.

No total, estavam inscritos para se apresentarem 136 trabalhos para exposição oral e 336 para exposição em banners. Todos foram avaliados e arguidos por bancas composta por docentes e técnico-administrativos de diferentes campi do IFNMG. Os trabalhos foram divididos em nove áreas - ciências exatas e da terra, ciências biológicas, engenharias, ciências da saúde, agrárias, sociais, humanas, linguística, letras e artes - e os primeiros de cada uma serão premiados no encerramento do SIC, no dia 26/04, com uma lembrança que remete ao Campus Araçuaí e ao SIC.

Inovação

Bootcamp e BioHacking. Essas palavras podem em princípio soar como estranhas. Mas na verdade dizem de questões atuais e de muita proximidade com o atual cenário de ampla difusão da tecnologia: inovação, economia criativa e empreendedorismo digital. Não por acaso, esses dois momentos na programação do SIC ficaram lotados. Os responsáveis pela condução do Bootcamp e do BioHacking foram quatro agentes de inovação do projeto Minas Digital, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SEDECTES) do governo de Minas Gerais.

Bootcamp é uma metodologia para estímulo a empreender e inovar. A palestrante Aretusa Teixeira apresentou conceitos, ferramentas, dicas e exemplos sobre o desenvolvimento de ideias e projetos, desde a criação até a execução da ideia. Ao final do Bootcamp, foi realizada uma dinâmica em que os participantes, divididos em pequenos grupos, tiveram que criar propostas de produtos e serviços inovadores a partir de palavras difíceis que haviam sido ditas anteriormente pelos próprios participantes.

sic2 7

O BioHacking, conduzido pelo agente Tiago Gonçalves, relaciona questões corporais e biológicas com a ética hacker, que tem a ver com democratização e ampliação do acesso às tecnologias e ao conhecimento.

Empoderamento feminino

As professoras Mariana Emiliano Simões, do IFNMG - Campus Diamantina, e Sejana Artiga Rosa e Fernanda Xavier, do IFNMG - Campus Araçuaí, trataram da conceituação, histórico, importância e conquistas relacionados ao empoderamento feminino. "Empoderamento feminino não é apenas feminismo, tem a ver com liberdade de ser quem é e com a conquista de direitos e de espaços na política, no meio social, na arte, na literatura", disse a professora Mariana, que destacou também que apesar de ser um processo pessoal, o empoderamento ganha potencialidade quando as mulheres se juntam.

A professora Fernanda tratou de como as cineastas, escritoras e atrizes são pouco valorizadas e como as personagens são representadas de modo estereotipado na literatura e no cinema. "Nos filmes, por exemplo, a maioria das mulheres têm falas mínimas e muitas cenas de nudez, o que você não vê com atores homens", lembrou Fernanda.

Com a palavra aberta, várias mulheres e homens interviram, tratando, por exemplo, do machismo que persiste em casa, no trabalho e até na escola, sobretudo nos cursos de agrárias, e lembraram que duas das principais pessoas da cultura de Araçuaí são mulheres, as artesãs Lira e Zefa.

Durante a noite, o empoderamento, a força coletiva e a sensualidade das mulheres foram demonstrados na prática, com a apresentação do grupo "Tribo Corpo Raiz", um projeto de extensão do IFNMG - Campus Diamantina, surgido a partir do curso Corpo, Arte e Empoderamento Feminino, ministrado pela professora Mariana e que dança ao estilo ATS (American Tribal Style).

sic2 5

Comunidades tradicionais

Aos pés de uma imensa árvore de alfarroba, nas dependências do Campus Araçuaí, representantes de comunidades quilombolas, aldeias indígenas, associações de bairro e ONGs, além de estudantes, servidores e outros interessados fizeram uma marcante roda de conversa sobre território, identidade e cultura dos povos e comunidades tradicionais. A roda foi organizada pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do Campus Araçuaí e contou com a presença da professora da UFPR, Liliana de Mendonça Porto.

sic2 6

Rodada de negócios

Também na tarde do segundo dia de SIC foi realizada a rodada de negócios "Perspectiva do uso do mel de aroeira no desenvolvimento do Médio Jequitinhonha", conduzida pela AAPIVAJE (Associação dos Apicultores do Vale do Jequitinhonha). A apicultora e gestora ambiental Juliana Rezende tratou da importância das abelhas para o equilíbrio ecológico e para a polinização e destacou a extrema viabilidade da atividade de criação de abelhas, uma vez que contempla todos os elementos do tripé da sustentabilidade. "Mel, própolis, cera, pólen, geleia real e toxina são alguns dos produtos que podem ser gerados e comercializados", disse Juliana.

Publicação de artigo científico

A professora Neide Judith Faria de Oliveira, editora do Caderno de Ciências Agrárias da UFMG, ministrou o workshop "Como publicar um artigo científico: perspectiva do ponto de vista editorial", tratando das formas de publicação, o que pode melhorar, a chance de se ter um artigo publicado, a importância da escrita científica de qualidade com ética, evitando o plágio e outros problemas de construção do texto científico que dificultam os autores a publicarem.

A estudante Giovanna Campos Lopes, do terceiro ano do Ensino Médio Integrado do Campus Araçuaí e componente da Assessoria de Imprensa do SIC, fez uma entrevista com a palestrante, que pode ser conferida aqui.

sic2 4 copiar

SIC continua

Nesta quinta-feira, segue a programação com quatro palestras, cinco mesas redondas, show de talentos e 27 minicursos.

Texto produzido com contribuições de Maria Paula Otoni, Catarina Rezende e Giovanna Campos, estudantes dos cursos técnicos integrados do IFNMG - Campus Araçuaí e componentes da Assessoria de Comunicação do VII SIC

Mais fotos do segundo dia do VII SIC:

sic2 1

sic2 2

sic2 3

 

Confira mais fotos no Facebook do IFNMG e do Campus Araçuaí.

Fim do conteúdo da página