Portal IFNMG - Atleta do IFNMG - Campus Araçuaí tem 9 medalhas em 10 campeonatos disputados Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Atleta do IFNMG - Campus Araçuaí tem 9 medalhas em 10 campeonatos disputados

Publicado: Quinta, 08 de Março de 2018, 19h47 | Última atualização em Quarta, 14 de Março de 2018, 09h49

O atleta de Handebol, João Vitor Alves Gonçalves, ingressou no IFNMG - Campus Araçuaí no ano 2016, no curso técnico em Agrimensura, integrado ao Ensino Médio, e acumulou ao longo de dois anos, incriveis 9 medalhas em campeonatos de diversos níveis.

O início da carreira esportiva do João Vitor se deu antes mesmo do ingresso no IFNMG, quando, com 11 anos, no ano de 2013, na E. E. Industrial São José, participava de campeonatos municipais e do JEMG - Jogos Escolares de Minas Gerais, além de vários outros pela seleção da cidade de Araçuaí, e inclusive de outros municípios.

A partir de 2016, já no IFNMG, João Vitor participou do JEA - Jogos Escolares de Araçuaí, como capitão do time que obteve a medalha de 1° lugar. No mesmo ano, o time ficou em 3° lugar da etapa microrregional do JEMG - Jogos Escolares de Minas Gerais, e pela primeira vez o Campus Araçuaí foi a uma final no JIFENMG - Jogos Intercampi do IFNMG, realizado no Campus Arinos, obtendo a medalha de 2° lugar.

jv medalhas joao vitor
Medalhas obtidas por João Vitor

Pelo bom desempenho demonstrado no JIFENMG, João Vitor foi convidado a compor o time de Handebol que representou o IFNMG no JIF - Jogos dos Institutos Federais - Etapa Sudeste. Nesta etapa, realizada no município de Guarapari-ES, participam os times campeões do JIFENMG, e o time trouxe a medalha de ouro. Pela primeira vez, um time do IFNMG chegou à final desta etapa e foi coroado com o 1° lugar.

No mesmo ano, por ter sido campeão do JIF/Etapa Sudeste, o time participou da Etapa Nacional dos jogos dos Institutos Federais, que aconteceu em Brasília-DF, representando a região Sudeste. Nesta etapa, o time ficou em terceiro lugar, sendo o terceiro melhor time dentre todos dos Institutos Federais do Brasil.

Em 2017, na competição dos Jogos Escolares de Araçuaí, o capitão João Vitor e seu time conseguiram o tricampeonato, com o 1° lugar. Na fase microrregional do JEMG, o time obteve o 2° lugar, bem como no JIFENMG 2017, realizado no campus Pirapora.

jv campeonato time do municipio de jequitinhonha          no ensino fundamental esisj campeonato jea         
João Vitor jogando por time do                                               João Vitor no Ensino Fundamental, disputando o
município de Jequitinhonha MG                                JEA pela Escola Estadual Industrial São José
 jv jea 2016 2          jv campeao jea 2017
João Vitor e equipe do IFNMG - Campus Araçuaí                        Equipe Campeã do JEA
disputando o JEA 2016                                                         2017

À exemplo de 2016, João Vitor foi convidado a compor o time que disputou o JIF/Etapa Sudeste, em Campos de Goitazes-RJ. Nesta competição, o time obteve obteve a medalha de ouro novamente, o bicampeonato, e seguiu para a Etapa Nacional, realizada em Poços de Caldas-MG, onde obteve a 5a colocação, sendo assim, o quinto melhor time de handebol dos Institutos Federais do Brasil.

Ao longo desses dois anos, João Vitor disputou 32 jogos pela rede federal e marcou aproximadamente inacreditáveis 236 gols, com uma média superior a 7 gols por partida.

Pela sua atuação nas quadras, o atleta recebeu convites para se matricular em outras escolas, sediadas em outros municípios, até mesmo com oferta de bolsas, mas escolheu permanecer no IFNMG.

A participação de João Vitor no IFNMG não se resume às competições esportivas, considerando que o estudante participa de outros projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos no campus.

jv jea 2016          jv campeao jif 2016
JEA 2016                                              JIF 2016

          jv campeao jif 2017          jv jemg 2017
JIF 2017                                                        JEMG 2017

A Pró-Reitora de Extensão do IFNMG, professora Maria Araci Magalhães, destaca que o esporte possibilita o exercício de valores fundamentais como justiça, coragem, bem comum e virtude. “O nosso JIFENMG, um evento esportivo importante, reúne as diferenças, permitindo que cada ser humano possa ir se construindo e mudando ao se experimentar seus esforços materializados em cada partida”, ressaltou.

jv araciProfessora Maria Araci Magalhães,
na abertura do JIFENMG 2017

Os professores de Educação Física do Campus Araçuaí, Edmara e Harley, ressaltaram o valor que João Vitor dá às aulas de Educação Física, como às demais disciplinas do curso, a seriedade com que encara os estudos e os campeonatos. "O esporte no âmbito escolar é de extrema importância, pois permite ao aluno, além de uma opção de lazer, a construção do senso de disciplina, planejamento, responsabilidade, respeito, superação, etc. Nesse contexto se encaixa o aluno João Vitor Alves, que além das diversas conquistas esportivas, coleciona um histórico de excelente desempenho nas disciplinas cursadas", complementa o professor Lécio Nascimento, que trabalha com as disciplinas técnicas.

"Nós tivemos o prazer de conhecer o João Vitor inicialmente como adversário, no JIFENMG ele jogava pela equipe de Araçuaí. Ele demonstrou uma habilidade muito alta, uma velocidade nas ações, e acabou sendo convidado a fazer parte da equipe que representou o IFNMG. Ele se destaca não só pelas habilidades técnicas como atleta, mas principalmente pelas qualidades individuais, que vieram a agregar no grupo, e aqui na cidade de Pirapora fez grandes amizades". Professor André Luiz Lacerda Souza, IFNMG - Campus Pirapora.

jv andreProfessor André Luiz Lacerda
IFNMG - Campus Purapor

"Desde a minha entrada no IFNMG, quis deixar uma marca. Essas vitórias nos motivam a buscar outras conquistas e aumentar ainda mais a nossa história. Sou muito grato pelas oportunidades recebidas no IFNMG, desde a meu ingresso, para realizar a prática esportiva. Fico muito feliz pelas conquistas, uma vez que a sensação é de dever cumprido. Eu e todos os atletas trabalhamos muito para que trazer vitórias para o Campus Araçuaí e para o IFNMG como um todo. Agradeço a todos os profissionais do Campus Araçuaí e em especial os servidores Edmara Moreira, Harley Alves, Nivaldo Boaventura e Lécio Nascimento, que estão sempre nos motivando, o acolhimento e as oportunidades dadas pelo professor André Luiz Lacerda Souza, do campus Pirapora, os companheiros de treino, pois sem eles nada seria possível, destaco aqui os colegas Gabriel Ferreira, Guilherme Carvalho e Luidy Siqueira, os meus dois grandes treinadores, Vinícius Guimarães e Itamar Coelho. Agradeço aos meus amigos, familiares e aos meus pais, Natalane e Licélia, que são a base de tudo, inclusive para essas conquistas, e acima de tudo, à Deus. A homenagem e o reconhecimento por parte do campus nos incentiva a novos desafios". Segundo João Vitor, "este ano estamos com um grupo muito forte que irá trabalhar firme para trazer mais medalhas para o campus e representar ainda melhor o IFNMG junto aos demais times do Brasil".

jv abertura nacional 2016          time do jif e araci          
Abertura da Etapa Nacional do                                        Time do JIF 2017, acompanhado da professora
JIF 2016                                                                                        Maria Araci Magalhães

O IFNMG - Campus Araçuaí reconhece a importância da prática esportiva para uma formação holística e tem muito orgulho do João Vitor e dos demais estudantes campeões. Sabemos que esta história está começando e fazer parte dela é motivo de muita alegria. Que muitas outras histórias possam ser inspiradas!

Fim do conteúdo da página