Portal IFNMG - Campus Araçuaí Implanta Laboratório de Topografia Ir direto para menu de acessibilidade.

Campus Araçuaí Implanta Laboratório de Topografia

Publicado: Terça, 11 de Julho de 2017, 08h25 | Última atualização em Terça, 11 de Julho de 2017, 08h25

Em reunião realizada no dia 23 de junho 2017, foram apresentadas aos professores do Núcleo de Agrimensura as instalações do Laboratório de Topografia. Demanda dos cursos do eixo Agrárias/Ambiental, o laboratório sistêmico de topografia é um sonho que se torna realidade.  O investimento feito a partir de emenda parlamentar Deputado Federal Reginaldo Lopes, na ordem de R$122.956.44 (cento e vinte dois mil, novecentos e cinquenta e seis reais e quarenta e quatro centavos) , que possibilitou a aquisição de oito teodolitos, sete estações totais e equipamentos como curvímetros e escalímetros, que se somaram aos dois níveis ópticos (anteriormente adquiridos) e teodolito óptico (fruto de doação). Todo esse material se constitui como acervo do laboratório e já está à disposição dos professores e estudantes.

A partir da implantação do Curso Técnico Integrado em Agrimensura no primeiro semestre de 2016, a Administração mobilizou esforços para agilizar a instalação do referido laboratório sistêmico de topografia, com a aquisição de equipamentos de última geração. Para o Diretor-Geral Prof. Aécio Oliveira de Miranda, essa mobilização foi fundamental para atingir o objetivo de garantir a formação de excelência nas habilidades e competências relacionadas a agrimensura, estando os equipamentos disponíveis no momento em que são necessários aos cursos.

8db118d9 24ce 4298 a1a4 fbc6ed83a53f

A estrutura disponibilizada atenderá os cursos Técnicos Integrados em Agrimensura, Agroecologia e Meio Ambiente e Curso Superior em Gestão Ambiental. A expectativa da Administração é que essa estrutura possa atender as novas ofertas do eixo agrárias/ambiental que estão em fase de proposição pelo Campus Araçuaí, sejam de cursos técnicos ou superiores.

A Prof. Aureliane Aparecida de Araújo, coordenadora do curso Técnico Integrado em Agrimensura,  destacou a importância da aquisição dos novos equipamentos, bem como a organização do espaço para o controle interno e externo dos mesmos. Cabe mencionar o ganho para estudantes, no tocante ao processo de ensino/aprendizagem, em atividades práticas destinadas ao georreferenciamento de terrenos. As novas tecnologias aplicadas ao uso da terra poderão instrumentalizar pesquisas em prol das especifidades do Vale do Jequitinhonha.

48f18068 470b 4de2 aa31 8054c6bfbb31

Segundo o Diretor de Ensino, Prof. Irã Pinheiro Neiva, a implantação do laboratório reafirma o compromisso da instituição com a qualidade do ensino.

O Prof. Aécio ressaltou que a despeito da diminuição no repasse de recursos pelo Governo Federal, os investimentos necessários ao atendimento das demandas institucionais não param, e só são possíveis graças à mobilização de emendas parlamentares, destacando que em 2017 foi direcionada uma outra emenda do Deputado Federal Reginaldo Lopes, na ordem de R$ 250.000 (duzentos e cinquenta mil reais) que será utilizada  para adquirir outros equipamentos para o laboratório de topografia e para os laboratórios de praticas ambientais, biologia e química.

13b90dbc d1a7 49c2 9bf9 a4e2b3ee730a

b3563ecf 31a2 40f1 aa0f 89679d9ed526