Portal IFNMG - VI Fórum da Mulher do Jequitinhonha Ir direto para menu de acessibilidade.

VI Fórum da Mulher do Jequitinhonha

Publicado: Terça, 14 de Fevereiro de 2017, 20h07 | Última atualização em Segunda, 24 de Julho de 2017, 11h40

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) participou do VI Fórum da Mulher do Jequitinhonha, realizado no Planalto Tênis Clube em Araçuaí, nos dias 8 e 9 de fevereiro. O evento, que reuniu mais de 300 mulheres, promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), do Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha e do Núcleo de Pesquisas sobre a Mulher (NEPEM), em parceria com a Prefeitura de Araçuaí, é um espaço de diálogo sobre as políticas públicas para mulheres, buscando fortalecer a organização das mulheres em torno dos seus direitos.

O Fórum teve mesas-redondas sobre “As múltiplas violências no Vale”, “A conjuntura brasileira atual: muitos desafios” e “A exploração sexual contra crianças e adolescentes”; além de rodas de conversas, oficinas, ato público nas ruas de Araçuaí, distribuição da Carta da Mulher do Jequitinhonha e da Carta das Águas do Jequitinhonha e lançamento do Álbum do V Fórum da Mulher do Jequitinhonha, realizado em 2015 na cidade de Virgem da Lapa.

Renata Rosa na Mesa de Conjuntura

Renata Rosa fala na mesa-redonda sobre conjuntura brasileira

“O Fórum é um espaço necessário para avançarmos no enfrentamento à violência contra a mulher, e para desenvolvermos políticas públicas voltadas para diminuir a desigualdade entre gêneros, em especial na nossa região”, afirmou o Diretor-Geral do Campus Araçuaí, professor Aécio Miranda.

Aécio e Marizinha

Professor Aécio Miranda com a coordenadora-geral do Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha, Maria das Dores Pimentel Nogueira (Marizinha)

Na oportunidade, o prefeito de Araçuaí, Armando Jardim, destacou em sua fala a importância do apoio em buscar mecanismos para defesa dos direitos das mulheres. Também firmou o compromisso de parceria por mais 4 anos de realização do Fórum da Mulher, colocando Araçuaí e sua administração empenhados para fortalecer as ações voltadas as mulheres da região, “Temos que lutar pelo direito da mulher, o município está a disposição para o que precisar.” ressaltou.

A Superintendente de Autonomia Econômica das Mulheres e Articulação Institucional do Governo do Estado de Minas Gerais, Renata Rosa, falou da necessidade da criação de uma Rede de Observatórios dos Direitos da Mulher em Minas Gerais, e do papel que o IFNMG tem na consolidação dessa articulação no Vale do Jequitinhonha.

Confira o álbum de fotos do evento aqui.