Portal IFNMG - Estudantes do IFNMG – Campus Araçuaí visitam a empresa Coteminas em Montes Claros Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 06 de Dezembro de 2016, 14h59 | Última atualização em Terça, 06 de Dezembro de 2016, 17h33

No último dia 4 de novembro, estudantes do Curso Bacharelado em Administração do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Araçuaí realizaram visita técnica na planta industrial da COTEMINAS, em Montes Claros. Os estudantes do 4º, 6º e 8° períodos, acompanhados das professoras Bruna Rosa, Camila Gomide, Christiane Oliveira, Kennya Ribeiro e Raquel Barreto, foram recepcionados por uma equipe de funcionários da empresa, sendo guiados pelo responsável em segurança do trabalho e um representante do RH da empresa, além de outros colaboradores que percorreram o trajeto da fábrica.

A visita teve como objetivo conhecer a cadeia de produção têxtil da fábrica da Companhia de Tecidos Norte de Minas, Coteminas, a qual conta com uma vasta estrutura com abrangência de três grandes galpões. A empresa foi criada há 53 anos pelo ex vice-presidente da República, o empresário mineiro José Alencar Gomes da Silva.

O estudante Alan Jeferson Francisco, do 8° período, destacou: “fiquei impressionado com o tamanho da empresa e quantidade mínima de acidentes de funcionários na fábrica, tendo em vista a qualidade dos colaboradores que se encontram naquele ambiente”.

Visita Coteminas

Conforme relato da estudante Delane Ribeiro Matos, também do 8° período: “a visita possibilitou mostrar, na prática, as matérias que aprendemos em sala de aula, além de ser minha primeira visita a uma fábrica desse porte, sendo mundialmente reconhecida”.

Thiago Pereira dos Santos, estudante do 4º período, relatou: “Achei muito importante, sempre tive a curiosidade em saber como é feita a nossa roupa. Pude ver um processo industrial que nunca tinha visto antes, tanto maquinário, organização de uma empresa de grande porte. Por morar em uma cidade pequena, não tinha conhecimento desse tipo de empresa”.

Em outro relato, o estudante Rafael Ferreira de Souza, do 6º período, pondera: “Achei muito boa a visita, gostei da organização, da receptividade da empresa. Algo que me chamou a atenção foi um painel de gestão a vista, onde mostrava os resultados das equipes. E isso demonstra o quanto é importante o trabalho em equipe”.

A visita durou aproximadamente duas horas, sendo finalizada com um debate dos estudantes com a equipe da COTEMINAS, onde foram expostas algumas dúvidas e feitos alguns esclarecimentos. Posteriormente, os devidos agradecimentos, momento em que os estudantes demonstraram grande satisfação a respeito da visita e acompanhamento.

Autores da matéria: Alan Jeferson Francisco, Delane Ribeiro Matos, Gleiciane Ferreira Leite - 8°período do Curso de Bacharelado em Administração