Portal IFNMG - Servidores do IFNMG – Campus Araçuaí visitam Aldeia Indígena Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Servidores do IFNMG – Campus Araçuaí visitam Aldeia Indígena

Publicado: Sexta, 24 de Julho de 2015, 12h47 | Última atualização em Sexta, 14 de Agosto de 2015, 18h32

No último dia 23 de julho, um grupo de servidores do Campus Araçuaí esteve em visita a Aldeia Indígena Cinta Vermelha Jundiba (da etnia Aranã), localizada a cerca de 25 km de Araçuaí. O objetivo da visita foi o estreitamento de laços com essa comunidade tradicional, bem como ouvir as demandas e anseios dos indígenas em relação ao IFNMG.

 

Inicialmente foi explicitado aos indígenas presentes os objetivos da visita e os serviços que o IFNMG pode oferecer à aldeia por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. Também foi colocada à disposição, a possibilidade de uma visita dos integrantes da Aldeia à sede do câmpus, a fim de conhecer e usufruir dos espaços, de acordo com as necessidades levantadas.

 

Aldeia 1

 

Sequencialmente, houve questionamentos onde os servidores indagaram sobre o modo de vida, os meios de produção, as tradições, o ensino e cultura, e sobre como ocorreu o processo de assentamento da aldeia naquele local em específico. A índia Cleonice, representante da Aldeia no encontro, fez um panorama da comunidade desde a chegada na região, traçando suas raízes étnicas e culturais. Informou que, atualmente, vivem no local oito famílias, com aproximadamente quarenta pessoas, que mantêm viva as tradições de seus antepassados.

 

A equipe de servidores foi informada do trabalho de reflorestamento da mata nativa que a aldeia vem desenvolvendo, bem como a parceria que outras instituições, como a UFMG e UFVJM, vem realizando com a tribo, tais como estudos antropológicos, biológicos, bem como estágios de convivência.

 

A Coordenadoria de Extensão levantou a possibilidade de parceria entre o câmpus e a aldeia para oferta de cursos de extensão a ser proporcionada aos indígenas bem como ofertas de estágios, para os cursos de Meio Ambiente Integrado e o superior de Tecnologia em Gestão Ambiental. Ao fim do encontro, o Campus Araçuaí fez o repasse de alimentos arrecadados durante a última edição da Gincana Solidária a liderança da Aldeia.

 

Aldeia 3

 

O grupo foi composto pelos seguintes servidores: Josiel Machado Santos (Bibliotecário-Documentalista), Maria Cristina Silva dos Santos (Psicóloga), Irã Pinheiro Neiva (Coordenador de Extensão), Narjara Fonseca Souza (Assistente em Administração – Núcleo de Estágio) e Mônica Aparecida Soares Silva de Melo (Assistente em Administração – Núcleo de Protocolo).

 

Aldeia 2

 

Para acesso as mais fotos da visita, clique aqui.

Fim do conteúdo da página