Portal IFNMG - Alunos De Araçuaí Ganham 1º Lugar Da Maratona De Programação Em VIII Simpósio De Informática – IFNMG Câmpus Januária Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 06 de Novembro de 2014, 15h26 | Última atualização em Quinta, 06 de Novembro de 2014, 18h52

Aconteceu no IFNMG – Câmpus Januária, entre os dias 28 e 31 de outubro de 2014 o VIII Simpósio de Informática em que o tema central foi “Tecnologia Aplicada ao Desenvolvimento Social”. Durante o evento os alunos do 2º e 3º anos do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Câmpus Araçuaí estiveram presentes e puderam prestigiar o evento que contou com palestras, apresentação de trabalhos científicos, minicursos e maratona de programação.

VII SIMPOSIO PREMIACAO 2

Foto 1: A equipe  D-buga, do IFNMG – Câmpus Araçuaí, comemorando a vitória. Da esquerda para a direita: Prof. Fernando Marcos, Gabriel Ferraz, Leonardo Bastos e Maria Cecilia.

Participar do simpósio foi de grande importância para os alunos, pois foi possível obterem conhecimentos sobre tecnologias que são cada vez mais demandadas pelo mercado de TI, além de conceitos que aguçaram-lhes a vontade de aprender ainda mais sobre o curso o qual estão próximos da etapa final. Segundo a aluna Maria Cecília, do 3º ano do Curso Técnico em Informática, “[...] participar de eventos, como o Simpósio de Informática, foi importante, tanto para a vida acadêmica e profissional, quanto para as relações pessoais e visão de mundo [...]”. Ressaltou ainda a importância do simpósio na interação social que foi proporcionada: “[...] conhecemos pessoas de outros campi, convivemos com a diferença e mudamos a nossa forma de ver e ser no mundo[...]”.

Um dos eventos mais esperados pelos alunos dos diversos Câmpus presentes no evento, foi a maratona de programação – uma competição desafiadora que exige habilidades de raciocínio lógico, resolução de problemas, concentração e trabalho em equipe, além do domínio de linguagens de programação. A maratona ocorreu em duas modalidades: uma para alunos dos cursos técnicos e outra para alunos dos cursos superiores. Para a modalidade cursos técnicos, haviam 15 equipes participando, sendo que o IFNMG de Araçuaí contou com a participação da equipe D-buga formada por Gabriel Alves Ferraz, Leonardo Oliveira Bastos e Maria Cecilia Pereira Rodrigues, alunos que já vinham treinando desde 2013 para competições de programação em eventos nacionais, orientados pelo professor de programação Fernando Marcos Souza Silva.

VII SIMPOSIO PREMIACAO 1

Foto 2: Alunos dos cursos técnicos participando da maratona de programação.

Mesmo diante da pressão que é participar de uma maratona de programação, os alunos de Araçuaí, conseguiram resolver no menor tempo estipulado pelo evento, o maior número de problemas, obtendo assim o 1º lugar, sendo a equipe vencedora na modalidade curso técnico. A equipe vencedora recebeu como premiação a medalha de ouro e um envelope contendo um valor em dinheiro, o qual foi dividido entre os membros da equipe. O resultado foi recebido com muita alegria pelos competidores, pelo professor e por todos os alunos do Câmpus Araçuaí presentes no evento.

Os alunos ficaram bastante empolgados, por participar do evento e principalmente por trazer para o Câmpus a medalha de ouro, resultado tão desejado por todos os Câmpus presentes. O IFNMG – Câmpus Araçuaí parabeniza os organizadores do evento, a todos os competidores da maratona e especialmente os componentes da equipe D-buga. Que esta premiação seja um incentivo aos demais alunos a participarem deste tipo de competição.