Portal IFNMG - Visita Acadêmica Curso Gestão Ambiental Ir direto para menu de acessibilidade.

Visita Acadêmica Curso Gestão Ambiental

Publicado: Sexta, 16 de Maio de 2014, 15h46 | Última atualização em Sexta, 16 de Maio de 2014, 15h49

ALUNOS DO CURSO SUPERIOR TECNÓLOGO EM GESTÃO AMBIENTAL DO IFNMG – CAMPUS ARAÇUAÍ VISITAM GRUTA REI DO MATO, EMBRAPA MILHO E SORGO, ICAL E FUNDAÇÃO ZOOBOTÂNICA

Alunos do 3° e 5° períodos do curso Superior Tecnólogo em Gestão Ambiental do IFNMG – Campus Araçuaí, viajaram em visita técnica, entre os dias 08/05 a 11/05. A delegação foi composta por vinte e um alunos, pelos professores Emerson de Oliveira Muniz, Natalino Martins Gomes e Ricardo Ney Monteiro Sales e o motorista Farley Souza Barbosa.

Viagem Academia Gruta 01

Alunos e professores na Embrapa Milho e Sorgo, em Sete Lagoas – MG

A turma iniciou a viagem no dia 08/05 às 05:00 horas. Neste mesmo dia, na parte da tarde, visitou o Monumento Natural EstadualGruta Rei do Mato, que é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, em Sete Lagoas - MG. Nesta unidade, foi possível conhecer o processo de formação de diversos espeleotemas, a importância de conservá-los, bem como conhecer detalhes da elaboração do plano de manejo da unidade de conservação localizada em área cástica, temas estes relacionados a diversas disciplinas do curso superior Tecnólogo em Gestão Ambiental.

No dia seguinte (09/05) a delegação teve programação na Embrapa Milho e Sorgo, também em Sete Lagoas – MG. A visita na Embrapa teve como objetivos: a) - conhecer as pesquisas e tecnologias desenvolvidas nos seguintes temas: - manejo do solo e água, - águas residuárias e efluentes, - sistema ILPF, - uso de recursos naturais nos sistemas produtivos, outros temas correlatos; b) proporcionar aos discentes a oportunidade de complementarem as competências acadêmicas; c) conhecer a aplicação de tecnologias nas diversas áreas correlatas à gestão ambiental. Na Embrapa, a delegação foi recepcionada por diversos pesquisadores.

Viagem Academia Gruta 02

Discentes do IFNMG - Campus Araçuaí em aula de campo Embrapa Milho, Sete Lagoas - MG

O pesquisador Fredson Ferreira Chaves destacou a importância de estabelecer sólidas relações entre as instituições, para que ambas alcancem seus objetivos/missão bem como as oportunidades de estágio para alunos do IFNMG ofertadas pela Embrapa. O pesquisador Luciano Cordoval empolgou toda a turma com o seu projeto de captação, armazenamento e utilização da água de chuva. As vantagens do sorgo para produção de forragem, o seu processo produtivo e capacidade de adaptação na região semi-árida, foram destacadas pelo pesquisador Silvio Torres. Já os benefícios do sistema de ILPF e ILP foram evidenciados pelo pesquisador Ramon Costa.

Viagem Academia Gruta 03

Prof. Luciano Cordoval explicando as técnicas de construção de um microlago, na Embrapa Milho e Sorgo.

No dia 10/05 aconteceu a visita em uma das muitas indústrias de calcinação da região. A ICAL é a maior usina de cal da América do Sul. Fornece produtos para diversos ramos da Indústria, Agricultura, Construção Civil, entre outros mercados. Nesta visita, foi possível verificar in loco, o processo de extração do calcário e as etapas de beneficiamento deste até transformá-lo em cal. O objetivo desta visita foi conhecer os impactos ambientais da exploração industrial de recursos naturais bem como as medidas mitigadoras dos impactos causados por esta exploração. Esta visita está intimamente relacionada às disciplinas recursos minerais, poluição do ar, licenciamento ambiental, avaliação e gerenciamento de impactos ambientais, resíduos sólidos, recuperação de áreas degradadas, dentre outras.

Na parte da tarde do dia 10/05 a delegação visitou a Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte, onde foi possível o contato com várias espécies de animais e plantas, além dos ambientes que simulam diferentes biomas brasileiros. Estes temas são abordados pelas disciplinas conservação da natureza, educação ambiental, ecologia geral, dentre outras.

Viagem Academia Gruta 04

Alunos e professores em visita técnica na Gruta Rei do Mato, em Sete Lagoas – MG.

Os professores organizadores desta excursão agradecem a todos que contribuíram na concretização deste importante momento de aprendizagem e troca de saberes, especialmente os alunos participantes e o motorista Farley Barbosa.

Demais fotos desta programação podem ser vista no facebook dos participantes.

Fonte: Prof. Dr. Natalino Martins Gomes – Coordenador do Curso Superior Tecnólogo em Gestão Ambiental IFNMG/Campus Araçuaí e Prof. MSc. Emerson de Oliveira Muniz.