Portal IFNMG - Discentes do Curso Superior Tecnólogo em Gestão Ambiental e Técnico em Agroecologia do IFNMG – Campus Araçuaí participaram de eventos nacionais Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 27 de Novembro de 2013, 01h09 | Última atualização em Quarta, 27 de Novembro de 2013, 01h11

Foto 01

Marco Aurélio Cardoso Murta,  aluno do 6º período do Curso Gestão Ambiental

Entre os dias 04 e 08 de novembro de 2013, aconteceu no Instituto de Botânica – SP o V Simpósio de Restauração Ecológica, com ênfase em políticas públicas para a restauração ecológica e conservação da biodiversidade. O evento contou com a presença de mais de 900 participantes, oriundos de 22 estados brasileiros. Durante o evento foram realizadas mesas de discussões, palestras sobre a restauração ecológica e debates acerca de temas relacionados onde os participantes puderam contribuir com suas experiências, enriquecendo a discussão.

O IFNMG – Campus Araçuaí se fez presente, com a participação do acadêmico Marco Aurélio Cardoso Murta. Além de assistir palestras, debates e mesas redondas, o acadêmico do 6° período de Gestão Ambiental apresentou dois resumos em forma de pôster, intitulados “Dinâmica da deposição de Serrapilheira em área de mata ciliar antropizada, Vale do Jequitinhonha/MG” e “Caracterização do banco e chuva de sementes em mata ciliar degradada, como suporte a restauração florestal, Vale do Jequitinhonha/MG”. Os resumos são frutos de pesquisas desenvolvidas no Campus Araçuaí sob a Orientação do Doutorando Prof. Juvenal Martins Gomes. Os demais autores dos resumos apresentados são: Crísley Gomes da Silva – 4° período Gestão Ambiental, Isabella Xavier Rodrigues e Gustavo Henrique Pinheiro Santos - ambos do 2° ano do curso Técnico em Agroecologia, Prof Edilson Luiz Cândido – coorientador e Sergio AntônioFelix Junior - técnico em laboratório de biologia.

Outra marcante participação, foi a presença das alunas Joelbe Alves Cardoso – 6° período Gestão Ambiental e Tarsila Esteves Gonçalves de Paula – 3° ano curso Técnico em Agroecologia no 64° Congresso Nacional de Botânica – Botânica Sempre Viva, realizado no Minas Centro - Belo Horizonte, MG, entre os dia 10 a 15 de novembro de 2013.

Foto 02

Joelbe A. Cardoso, aluna do 6º Período do Curso Gestão Ambiental

O 64° Congresso de Botânica contou com a participação de 1800 pessoas de todos os estados do Brasil e 10 países. A 64ª edição foi promovida pela Sociedade Botânica do Brasil – SBB em seu XXXIII ERBOT – Encontro Regional de Botânicos MG, BA e ES, com programação cientifica com palestras, simpósios/mesa redonda, apresentação de trabalhos, livrarias e exposição de artesanato.

Neste evento, foram apresentados os trabalhos “Fenologia do pequizeiro, Caryocar brasiliense (cariocaraceae), na APA da Chapada do Lagoão, Araçuaí, Nordeste de Minas Gerais”; “Padrões reprodutivos e marcação de árvores matrizes de jatobá, hymenaea stigonocarpa (fabaceae), Araçuaí – MG” e “Potencial de coleta de sementes na APA da Chapada do Lagoão, Araçuaí, Nordeste de Minas Gerais”. Os autores destes trabalhos foram Tarsila E. G. de Paula, Juvenal Martins Gomes, Joelbe A. Cardoso e Adriene M. dos Santos.

A participação em eventos nacionais relacionados à área de atuação do gestor ambiental e técnicos em agroecologia é uma excelente oportunidade para os discentes do IFNMG – Campus Araçuaí conhecer outras realidades, realizar intercâmbio e ao mesmo tempo complementar a sua formação. Neste contexto, a coordenação dos cursos Superior em Gestão Ambiental e Técnico em Agroecologia/Meio ambiente, têm se empenhado para proporcionar aos discentes estas importantes oportunidades.

Fonte: Prof. Dr. Natalino Martins Gomes – Coordenador do Curso Superior Tecnólogo em Gestão Ambiental.