Portal IFNMG - Projeto Escavando soluções na Comunidade Alfredo Graça Ir direto para menu de acessibilidade.

Projeto Escavando soluções na Comunidade Alfredo Graça

Publicado: Segunda, 25 de Novembro de 2013, 10h43 | Última atualização em Quinta, 28 de Novembro de 2013, 07h36

Foi realizada, entre os dias 13 e 22 de novembro, mais uma ação do Programa de Difusão e Reaplicação de Tecnologias Sociais do Campus Araçuaí, trata-se do Projeto Escavando Soluções, desta vez, desenvolvido na Comunidade Alfredo Graça.

O projeto Escavando Soluções foi concebido com o objetivo de melhorar as condições ambientais da área e dos índices de qualidade de vida dos moradores da região do Médio Jequitinhonha, que são em grande parte produtores da agricultura familiar. Trata-se de um projeto de preservação ambiental com enfoque em agricultura conservacionista e convivência com o semiárido, através da reaplicação de uma tecnologia social amplamente utilizada em diversas regiões do país, e inicialmente desenvolvida pela EMBRAPA de Sete Lagoas – MG, as barraginhas.

Uma “Barraginha” consiste na construção de uma bacia seca para captação de água de chuva que, uma vez cheia, permitirá a infiltração da água no solo num período de tempo variável, dependendo da estrutura do mesmo, possibilitando a recarga das reservas subterrâneas pela elevação do lençol freático e o armazenamento de água de boa qualidade na esponja porosa do solo, através da infiltração ocorrida diversas vezes durante o período das chuvas.

Dentro deste contexto, objetivou-se com este projeto de desenvolvimento a implantação de uma proposta, que procure a busca de soluções, considerando aspectos socioeconômicos, culturais e ecológicos e fazendo uso de procedimentos metodológicos, apoiados em experiências práticas em outros locais ( Sete Lagoas MG e Caratinga MG ), levantamentos bibliográficos, cartográficos e nas análises das informações obtidas em campo, enfatizando-se a percepção da população local, para um manejo mais sustentável do solo e da água.

O projeto Escavando Soluções foi executado pelo coordenador do Programa de Difusão e Reaplicação de Tecnologias Sociais, Fernando Faria, participaram como bolsistas os estudantes do Curso de Agroecologia, Ruan Sá e Antonio Carlos Martins. Vale ressaltar o apoio decisivo do motorista oficial do Campus Araçuaí, Farley Souza. Os professores Natalino Martins e Mário Henrique Lima também prestigiaram o projeto e promoveram um dia de campo com estudantes do Curso de Agroecologia, que na oportunidade presenciaram as obras e analisaram sua viabilidade econômica e os benefícios ecológicos, sociais.

A articulação entre a Coordenadoria de Extensão e Polo de Inovação tecnológica de Araçuaí resultou em mais uma ação bem sucedida além das dependências físicas do Campus Araçuaí, beneficiando de forma direta 15 agricultores familiares daquela comunidade.