Portal IFNMG - Alunos do Vale do Jequitinhonha destacam-se XIX Feira Nacional de Ciência e Tecnologia Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 06 de Novembro de 2013, 11h13 | Última atualização em Quarta, 06 de Novembro de 2013, 14h06

Foto 01

Foto 01: Prof. Magno com as alunas Karoline Berg e Maria Laura Chaves Fernandes, apresentando o Irrigador automatizado

Dos três projetos escolhidos para representar Minas Gerais na XIX Feira Nacional da Ciência Jovem, na cidade de Olinda - Pernambuco, dois foram do IFNMG- Campus Araçuaí. Eles foram apresentados pelos alunos Gabriel dos Santos Cardoso, Lauane Oliveira Freire (ambos da cidade de Araçuaí), Maria Laura Chaves Fernandes (Itinga) e Karolina Berg Pereira Chaves (Medina). Orientados pelos professores Magno Barbosa Dias e Natalino Martins Gomes, os alunos apresentaram um Irrigador Automatizado e um estudo sobre o uso de biofertilizante como base nutricional para diferentes culturas.

A XIX Ciência Jovem é um evento Nacional e que funciona a partir da participação das escolas públicas de ensino básico de todos os Estados da Federação. Há duas formas de participar, uma pela inscrição geral das escolas públicas e outra pelas feiras de ciências afiliadas. Segundo o professor Magno Barbosa, os alunos chegaram à Ciência Jovem a partir da 1ª MOSTRAR: http://www.youtube.com/watch?v=X4tgTJ9urkg

Muitos deles participaram da Mostra Científica das Escolas públicas em Araçuaí, sendo levados até a feira Nacional. “A perspectiva era chegar até a feira internacional, mas estamos satisfeitos por ter conseguido apresentar o nosso trabalho em âmbito nacional. Por ser a primeira vez, serve como uma grande experiência para nós e os alunos”, comenta o professor Magno.

Foto 02

Foto 02: Visão panorâmica dos 320 estandes de expositores da feira ciência jovem

A comitiva partiu de Araçuaí - MG na segunda feira, 28/10/2013, com escala em Confins MG. Na terça feira, 29/10/203, a comitiva segui viagem, embarcando voo com escala em Brasília – DF e chegando à Olinda - PE, por volta das 12:00 horas.

Foto 03

Foto 03: Professores e Alunos em viagem para Olinda-PE. Na primeira fila, da esquerda para direira: Professor Natalino e seus orientandos, Gabriel e Laune. Na próxima fila: professor Magno e os orientandos Karolina Berg e Maria Laura.

O Irrigador foi apresentado na categoria Desenvolvimento Tecnológico e funciona a partir de um sensor de umidade que é ligado ao solo. Os dados de umidade do solo são coletados, automaticamente, a cada intervalo de tempo e, assim que o solo atinge uma umidade crítica, o dispositivo aciona um registro que libera a água de um reservatório, repondo a água ao mesmo. No instante em que a umidade volta à capacidade de campo, o dispositivo eletrônico desenvolvido pelos alunos com a orientação do professor Magno desliga o sistema de irrigação. A utilidade do projeto é quanto ao uso racional da água. “Assim como nós, a planta precisa de uma quantidade certa de água, nem mais e nem menos. O sensor é para isso, ele vai detectar a umidade do solo e aplicar a quantidade certa de água “explicam as alunas Karolina Berg e Maria Laura. Este projeto chegou a se notícia no portal G1 de Pernambuco, conforme link:http://g1.globo.com/pernambuco/vestibular-e-educacao/noticia/2013/10/em-olinda-feira-de-ciencias-reune-320-projetos-de-escolas-de-todo-o-brasil.html

O projeto dos orientados do professor Natalino, também está voltado para o eixo da sustentabilidade ambiental, pois é uma alternativa para o controle de resíduos gerado pela intensa atividade agrícola brasileira. O trabalho do biofertilizante foi apresentado na categoria iniciação científica. Neste projeto, os estudantes de agroecologia (Gabriel e Lauane) estudaram desde a fase de produção de biogás até a avaliação de parâmetros vegetativos da cultura do feijão que recebeu diferentes doses de biofertilizante como fonte nutricional.

Foto 04

Foto 04: Prof. Natalino e seus orientados Lauane e Gabriel, apresentando os resultados do trabalho na XIX Feira Nacional de Ciência Jovem.

O Prof. Natalino relata que participar de um evento nacional deste porte é um motivo de satisfação e orgulho, principalmente porque permite uma troca de experiência e saberes entre os envolvidos, ao mesmo tempo que valoriza o trabalho de todos os participantes, desenvolvido nas suas escolas de origem. Comenta ainda que a participação neste evento despertará o interesse e motivará os estudantes do IFNMG – Campus Araçuaí a participarem dos projetos de pesquisa, pois novos eventos e possibilidades de participação estão por vir.

Fonte: Prof.º Magno Barbosa Dias / IFNMG – Campus Araçuaí