Portal IFNMG - Trabalho Do IFNMG – Campus Araçuaí é destaque na II Feira de Ciências do Norte de Minas Gerais no ICA/UFMG Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 31 de Outubro de 2013, 07h13 | Última atualização em Quarta, 06 de Novembro de 2013, 07h08

foto 01

Andressa Silva Santos, Professor Dr. Natalino Martins Gomes e Marco Aurélio Cardoso Murta

Aconteceu entre os dias 23, 24 e 25 de outubro de 2013, a II FEIRA DE CIÊNCIAS DO NORTE DE MINAS GERAIS (II FCNMG) – Ano Internacional de Cooperação pela Água. O evento teve o intuito de promover o intercâmbio de trabalhos de relevância técnico-científica, social e cultural, elaborados e desenvolvidos por alunos e professores do ICA e instituições de ensino técnico e superior do norte de Minas Gerais. O tema da mostra foi preferencialmente MEIO AMBIENTE. O evento contou com a participação de diversas escolas secundaristas da região Norte Mineira, além de trabalhos expostos do próprio ICA/UFMG.

O IFNMG – Campus Araçuaí participou do evento, apresentando o trabalho na modalidade técnico-científica, expondo o trabalho “Avaliação da salinidade do solo em franjas úmidas de barraginhas no município de Araçuaí – MG”. O trabalho foi apresentado pelos alunos Andressa Silva Santos – do curso técnico em agroecologia integrado ao ensino médio e pelo aluno Marco Aurélio Cardoso Murta – do curso Superior Tecnólogo em Gestão Ambiental, ambos orientados pelo professor Dr. Natalino Martins Gomes.

Os participantes destacaram a importância para o IFNMG, na divulgação dos trabalhos desenvolvidos e na consolidação do campus quanto a instituição de ensino, pesquisa e extensão, além de complementar a formação e a interação com a comunidade acadêmica.

Foto 02

Professor e alunos do IFNMG – Campus Araçuaí, II Feira de Ciências do Norte de Minas Gerais no ICA/UFMG

Segundo a aluna Andressa, a participação em eventos como este permite conhecer novas instituições, fazer novos amigos e, principalmente, conhecer o Instituto de Ciências Agrárias da UFMG na cidade de Montes Claro, local onde vê a possibilidade de continuar seus estudos. Já o graduando Marco Aurélio, aproveitou a oportunidade para visitar a Coordenação de Pós-graduação do ICA/UFMG e se informar sobre os programas de pós-graduação da instituição, além de conversar diretamente com professores e pós-graduandos dos diversos programas oferecidos pela instituição.

O Prof. Dr. Natalino, por sua vez, relata que a participação em eventos desta natureza, não só divulga o IFNMG, mas também o fortalece como instituição de ensino, pesquisa e extensão na sua área de abrangência. Relata também que é uma excelente oportunidade de estreitar relações com instituições parceiras, neste caso, o ICA/UFMG.

O trabalho orientado pelo Prof. Dr. Natalino M. Gomes foi classificado em segundo lugar geral da II FCNMG e como prêmio, foi agraciado com:

1 - PLAYSTATION SLIM 2 com cabo de força e manete;

2 – Quatro bolsas de IC Jr, no valor de cem reais cada, com duração de dez meses e;

3 – Um kit mochila para o professor.

Esta premiação reforça a qualidade científica dos trabalhos desenvolvidos pelo IFNMG – Campus Araçuaí, evidenciando a necessidade de apoio e alocação de mais recursos institucionais para a pesquisa, principalmente na construção e equipagem de laboratórios.

Fonte: Professor Dr. Natalino Gomes Martins - Professor do IFNMG - Campus Araçuaí