Portal IFNMG - Capacitação em Reaplicação de Tecnologias Sociais Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Capacitação em Reaplicação de Tecnologias Sociais

Publicado: Terça, 30 de Abril de 2013, 20h34 | Última atualização em Segunda, 13 de Maio de 2013, 07h16

 ts-01
Abertura do evento: Coordenadora de Ensino, Elizabeth Moreira e Coordenadora do polo de Inovação Tecnológica, Hilcácia Leite. (Foto : André Nunes)

O Programa de Difusão e Reaplicação de Tecnologias Sociais da Coordenadoria de Extensão do IFNMG, Campus Araçuaí, em parceria com o Polo de Inovação Tecnológica de Araçuaí, promoveu no dia 26 de abril de 2013, nas dependências do Campus, um encontro, com representantes da Prefeitura Municipal de Coronel Murta, Prefeitura Municipal de Virgem da Lapa, CMDRS de Virgem da Lapa, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Virgem da Lapa, APRISCO, ASA e EMATER de Coronel Murta, para capacitação em reaplicação de tecnologias sociais.

O encontro contou com um público de 23 pessoas e foram apresentadas 4 tecnologias sociais: Fossa Séptica Econômica, Barraginhas, Lago de Múltiplo e PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável), todas elas voltadas, principalmente, para o homem do campo.

Espera-se que essa iniciativa seja capaz de quebrar paradigmas e fortalecer a agricultura familiar da região no contexto produtivo, socioeconômico, ecológico e cultural. Para isso, a capacitação através de palestras técnicas e dias de campo que tratam de saneamento básico, controle de erosão do solo, captação e armazenamento de águas meteóricas e agricultura orgânica são uma estratégia importantíssima.

O Programa de Tecnologias Sociais da Coordenadoria de Extensão foi criado em 2011,concomitantemente com a implantação da Unidade Demonstrativa de Tecnologias Sociais do Campus Araçuaí, sua identidade de cunho fortemente social tem alavancado atividades previstas no seu plano de prestação de quaisquer serviços que possam contribuir para o fomento e a difusão de conhecimentos correlatos ao desenvolvimento sustentável. Conta com importantes parcerias, destacam-se dentre elas: Polo de Inovação Tecnológica de Araçuaí, Pastoral da Criança de Araçuaí, Núcleo de Enfermagem do Campus Araçuaí, Associação de Produtores Rurais da Comunidade Rural Alagadiço, além do apoio e gestão, imprescindíveis, da Coordenadoria de Extensão do IFNMG, Campus Araçuaí.  

No contexto do município e região, o Programa exerce um importante papel no desenvolvimento econômico, pois movimenta interesses que envolvem a agricultura familiar, através do fomento e a promoção da produção, associada às tecnologias sociais e com vistas a transformação e sustentabilidade de agroecossistemas. É esse, em última instância, o desafio desse compartimento institucional atrelado à Coordenadoria de Extensão do IFNMG, Campus Araçuaí.

 ts-02

Demonstração prática, montagem de Fossa Séptica Econômica. (Foto : André Nunes)

ts-03
O Coordenador do Programa, Fernando Faria e a Coordenadora de Ensino Elizabeth Moreira. (Foto: André Nunes)

 

Com informações de José Fernando Vieira de Faria / Coordenador do Programa de Difusão e Reaplicação de Tecnologias Sociais / IFNMG – Campus Araçuaí

Fim do conteúdo da página