Portal IFNMG - Professor do Campus Araçuaí participa do XXXI Encontro Regional de Botânicos. Ir direto para menu de acessibilidade.

Professor do Campus Araçuaí participa do XXXI Encontro Regional de Botânicos.

Publicado: Quinta, 17 de Novembro de 2011, 08h49 | Última atualização em Quinta, 17 de Novembro de 2011, 08h49

Entre os dias 28 a 01 de Novembro de 2011, o professor Sandro Marcelo de Caires do IFNMG – Campus Araçuaí participou do XXXI Encontro Regional de Botânicos, evento ocorrido na Universidade Federal de Viçosa. Na ocasião, o docente apresentou o trabalho “ESPÉCIES ARBÓREAS PIONEIRAS NATIVAS PARA RECUPERAÇÃO DE MATAS CILIARES DO CORRÉGO MATEUS – ARAÇUAÍ – MINAS GERAIS”. O trabalho foi apresentado na modalidade Comunicação Oral e representa os primeiros resultados do projeto de pesquisa “Conservação de nascentes e recuperação de matas ciliares do semi-árido de Minas Gerais” na qual o docente está coordenando desde 2010 no Campus Araçuaí.

Este projeto, além de evidenciar informações inéditas para a questão ambiental do município, também vem se destacando como subsídio didático aos cursos técnico e tecnológico do Instituto e na promoção da educação ambiental junto a comunidade acadêmica do Campus Araçuaí. O próximo passo será disponibilizar para a sociedade as tecnologias desenvolvidas no âmbito da pesquisa. Um dos objetivos da pesquisa é incentivar as ações de adequação ambiental das bacias hidrográficas do município através dos conceitos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) e de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) com ênfase ao mercado de carbono e na produção de água, salienta o professor.

Fonte: Professor Sandro Caires