Portal IFNMG - Comissão Própria de Avaliação (CPA) - Prorrogação do Questionário de Avaliação Institucional - 2017 Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 08 de Fevereiro de 2018, 23h14 | Última atualização em Quinta, 15 de Fevereiro de 2018, 22h28

Logo CPA

A subcomissão Própria de Avaliação (sCPA) do Campus Almenara é integrante da Comissão Própria de Avaliação (CPA), vinculada à Reitoria do IFNMG como comissão de assessoramento, integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), prorrogou até o dia 20 de fevereiro de 2018 um questionário eletrônico via e-mails de turmas/institucional, relativo ao ano de 2017, para os servidores docentes, técnicos-administrativo e, especificamente, para o segmento discente dos cursos superiores de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Bacharelado em Engenharia Agronômica e Tecnologia em Processos Gerenciais.

O objetivo da autoavaliação é identificar o perfil da instituição e o significado de sua atuação, por meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores, considerando as diferentes dimensões institucionais, a partir da avaliação dos segmentos docentes, técnicos-administrativos e acadêmicos.

A CPA é responsável pela condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), obedecendo às diretrizes mencionadas na Lei n.º 10.861/2004.

Nesse sentido, é mister destacarmos que o Art. 27 do REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA) E SUBCOMISSÃO (SCPA) DO IFNMG reza que, conforme a proposta de avaliação do SINAES, deverá ocorrer uma articulação entre a avaliação da instituição (interna e externa), a avaliação dos cursos e a avaliação de desempenho dos estudantes (ENADE).

Os resultados da avaliação realizada pelo Sinaes subsidiarão os processos de regulação, que compreendem Atos Autorizativos e Atos Regulatórios. Os Atos Autorizativos são responsáveis pelo credenciamento das IES, autorização e reconhecimento de cursos, enquanto os Atos Regulatórios são voltados para o recredenciamento de IES e renovação de reconhecimento de cursos.

Vale frisar ainda que é de suma importância a participação de todos neste processo de construção. Para participar, os docentes, técnicos-administrativos e acadêmicos serão convidados a responder ao questionário eletrônico que será encaminhado via e-mails de turmas e o e-mail institucional para os demais segmentos.

Atenção:

- Somente serão considerados (avaliados) os questionários com respostas completas.
- Somente docentes que lecionaram no ensino superior no ano de 2017 devem responder ao questionário.

Não deixe de colaborar com esse importante processo de avaliação que constitui-se em uma estratégia de melhoria da qualidade de nossos serviços.