Portal IFNMG - Ações do Curso Técnico em Enfermagem no Outubro Rosa 2017 Ir direto para menu de acessibilidade.

Ações do Curso Técnico em Enfermagem no Outubro Rosa 2017

Publicado: Quarta, 08 de Novembro de 2017, 17h43 | Última atualização em Quarta, 08 de Novembro de 2017, 18h08

O câncer de mama e o câncer de colo de útero estão entre os mais frequentes nas mulheres no Brasil e no mundo. Apresentam uma alta taxa de cura quando detectados precocemente, por isso o exame preventivo de câncer de colo de útero, a mamografia, o autoexame e o exame clínico das mamas são atualmente estratégias para prevenção e detecção precoce. Infelizmente, no Brasil, poucas mulheres estão atentas à prevenção, por isso o Outubro Rosa é comemorado mundialmente no intuito de alertar e orientar as mulheres para a prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama e de colo de útero.

O Curso Técnico em Enfermagem não podia ficar fora dessa! Várias ações foram organizadas no intuito de abranger várias frentes de orientação e promoção da saúde.

As ações voltadas para a comunidade do IFNMG – campus Almenara, incluiu orientações para os estudantes e funcionários da Instituição. Além disso, no dia 19 a enfermeira obstetra do Hospital Deraldo Guimarães, Thatiane Alves de Souza, ministrou a palestra “Câncer de colo de útero e mama”.

O município de Almenara também ficou cor-de-rosa. Os profissionais de saúde que atuam nas Unidades Básicas de Saúde do bairro Cidade Nova, Santo Antônio, São Pedro e Darwin Cordeiro em parceria com docentes supervisores e estagiários do Curso Técnico em Enfermagem realizaram diversas atividades de educação em saúde, prevenção, orientação ao diagnóstico e promoção da saúde para a população.

No dia 20, o stand do Outubro Rosa no centro da cidade teve como objetivo garantir um maior acesso da população a orientações, apoio e estímulo à prevenção e cuidados com a saúde.

As ações do mês de outubro foram finalizadas com a participação dos estudantes do Técnico em Enfermagem na Caminhada do Outubro Rosa promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de Almenara em parceria com o SESC.

As ações de educação para prevenção do câncer de mama e de colo de útero bem como a promoção à saúde da mulher são primordiais para o diagnóstico precoce e redução da mortalidade, melhorando a qualidade de vida da mulher brasileira.

9.0

9.1

9.2

Que venham as ações educativas do Novembro Azul!