Portal IFNMG - Alunos do 4º período do Curso Superior em Engenharia Agronômica realizam visita técnica no Norte de Minas Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 07 de Dezembro de 2016, 18h26 | Última atualização em Quarta, 07 de Dezembro de 2016, 19h42

WhatsApp Image 2016 12 07 at 15.21.51

No período de  28 de novembro a 02 de dezembro de 2016, os estudantes do Curso Superior em Engenharia Agronômica realizaram visita técnica na cidade de Porteirinha, Nova Porteirinha e Jaíba, cidades da região Norte de Minas Gerais.

O Professor Manoel Ferreira de Sousa, da disciplina de Entomologia, juntamente com o Professor Edimilson Barbosa, da disciplina de Fertilidade do Solo, valorizando as atividades práticas como fundamentais para o aprendizado do aluno, acompanharam e orientaram a turma nessa visita.

Na ocasião, os alunos conheceram o Sr. Geraldo Gomes, o guardião de Sementes Crioulas, que cuida para que 204 espécies de plantas cultivadas sejam preservadas, trabalho que faz com muito dedicação há mais de 40 anos.  Depois dessa experiência  singular, visitaram o Parque Estadual de Serra Nova, onde visualizaram os recursos hídricos da região e as espécies nativas do serrado. Posteriormente, visitaram o Projeto Jaíba,  conheceram alguns experimentos com o limão taiti, com o café conilon, arábica e com o dendê;  observando questões técnicas de manejo e cultivo. Visitaram a estação de bombeamento e distribuição de água do rio São Francisco pelos canais do Projeto Jaíba.

Na Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais- EPAMIG, assistiram palestras sobre umbu, bananicultura e bovinocultura e posteriormente visitaram o viveiro onde se produz mudas de umbu enxertadas. Em visita aos Laboratórios de Nematologia e Fitopatologia, aprenderam  sobre as principais pragas e doenças de banana e morango.

WhatsApp Image 2016 12 07 at 15.05.19

As alunas Alanna Rocha e Bianca Kastembal relatam que através de visitas técnicas como essa, é possível conhecer e aprender a desenvolver as diferentes tecnologias que permitem que , mesmo em lugares com clima semiárido, é possível ter alta produtividade agropecuária.

Acesse aqui as fotos da Visita Técnica.