Portal IFNMG - Alunos do curso técnico em Agropecuária realizam Visita Técnica na região norte de Minas Gerais Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 21 de Outubro de 2016, 17h33 | Última atualização em Sexta, 21 de Outubro de 2016, 18h46

EPAMIG Norte Janaúba MG

A viagem teve como objetivo acompanhar na prática o que os alunos aprendem durante a formação. Além de poder observar e ter um contato mais próximo com os processos de pesquisas pelos quais passam a maioria das frutas do norte de Minas Gerais. Conheceram uma pequena produção agropecuária, observaram a produção de leite do gado e plantação de palma, tiveram também o contato e aprenderam um da experiência de um guardião de sementes crioulas.

A visita aconteceu do dia 03 a 06 de outubro de 2016, em Porteirinha-MG. Os alunos vivenciaram a experiência de visitar um guardião de sementes crioulas sem ajuda governamental ou tecnologias caras, apenas com as experiências adquiridas ao longo dos anos, Geraldo Gomes faz com que sua diversidade de sementes cresça cada dia mais, o Guardião relatou para os participantes a importância de conservar as sementes chamadas crioulas, nativas dentre outros nomes.

Geraldo o guardião de sementes

Os alunos reuniram na casa do Nilton César para vivenciar suas práticas agroecológicas para sobreviver no semiárido, onde uma de suas principais atividades é a produção da palma como alimento para o gado, que também pode ser consumida por humanos, por apresentar diversos benefícios a saúde,  juntamente com a produção de cana, onde com três vacas leiteiras conseguem tirar em média 95 litros de leite por dia. O agricultor trabalha com outras atividades na propriedade como a criação de peixes e porcos, ele fez uma pequena palestra para os participantes a respeito dessa atividades desenvolvidas na propriedade, esclareceu as principais dificuldades e relatou as soluções que ele tem buscado.

Foi realizado também visita a Empresa de Pesquisa Agropecuária-EPAMIG Norte, com uma palestra sobre Bananicultura ministrada pela pesquisadora Maria Geralda Rodrigues conhecida como Magê, como foi apresenta. A palestra teve como foco divulgar a grande produção de Banana que predomina no país, destacando as demais variedades e curiosidades da cultura, como a banana Cavendish, Princesa e Pratina. Depois aprenderam sobre plantação de UMBU na região, na palestra ministrada pela pesquisadora Heloísa Mattana Saturnino.

Palestra sobre Bananicultura com Maria Geralda

Após as palestras, os participantes da visita técnica foram conhecer os laboratórios da empresa como o de Fitopatologia onde o pesquisador Mário Sério mostrou os equipamentos para análise mais precisa dos fungos e também no laboratório de Pós-Colheita com a pesquisadora Ariane Castricini. Na oportunidade foi apresentado aos participantes as áreas destinas as pesquisas, o Campo Experimental do Gorutuba em Nova Porteirinha onde conhecemos na prática os trabalhos feitos com as frutas umbu e banana.

visita tecnica

Avisita técnica foi finalizada com uma roda de conversa com a diretoria e técnicos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porteirinha. “Participamos de uma breve reunião com os membros do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porteirinha, onde tiramos algumas dúvidas a respeito dessa organização que defende os direitos dos trabalhadores rurais e motiva os mesmos para que sejam fortes e que continuem na luta dos seus direitos trabalhistas” relatou a aluna Isabela Fernandes.

3Plantação de Palma do Nilton do Sindicato

Criação de gado leiteiro do Nilton do Sindicato