Portal IFNMG - Semana da Consciência Negra no IFNMG – Campus Almenara Ir direto para menu de acessibilidade.

Semana da Consciência Negra no IFNMG – Campus Almenara

Publicado: Quarta, 25 de Novembro de 2015, 08h44 | Última atualização em Sexta, 11 de Dezembro de 2015, 15h34

10 12 2015 07 16 19

Na semana da Consciência Negra, entre os dias 16 a 20, o Projeto Africa - O Berço do Mundo, um mundo em mim - movimentou positivamente o Campus Almenara.

O projeto foi  idealizado pelas assistentes de alunos Cyrlene Rita, Milca Campos e Daiane Cunha com a participação da professora de História Rosana Santos.  As atividades propostas tiveram participação ativa dos alunos dos cursos integrados ao Ensino Médio.

Em consonância com a Lei 10.630/2003,que dispõe sobre o ensino da história da África e dos afros brasileiros nos currículos escolares, o Projeto visa levar para dentro dos muros do Campus a historia da África e dos afro-brasileiros com olhar africanista contemporâneo. É como reconhecer a nossa ancestralidade e resgatar autoestima dos afros descendentes e dando mais um passo  na reparação tardia para superação  da desigualdade política, econômica e socioambiental e com esta ação promovendo  o desenvolvimento humano, social e sustentável através da unidade pela diversidade da sociedade brasileira.

“Através da historia da África, podemos explicar o processo histórico de toda espécie humana. Esta ali toda historia da humanidade, com suas guerras, ódios, preconceitos e luta de classe. Devemos explorar esse conhecimento sobre a África, no qual a historia de todos seja inteligível. Não podemos cair no modo narcisista, seguindo o modelo opressor eurocêntrico ”“Charles Moore” unv. Caribe/pesq. Pan-africanista "A África é do outro lado da rua e nos falta coragem para atravessá-la".

Cronograma das Atividades:

Dia 16/11:Foi proporcionado aos alunos um momento de descontração musical no intervalo com temáticas relacionadas ao negro. Os alunos fizeram placas de manifestação à Semana da Consciência Negra. #sounegro, #nãoaoracismo,#somosdescendentesdezumbi

10 12 2015 07 50 5510 12 2015 07 55 1110 12 2015 07 54 20Fonte: Assessoria de Comunicação

Dia 17/11: Os alunos confecionaram um painel tematico sobre o preconceito racial. Foi um momento muito produtivo que proporcionou uma roda de bate papo interessantíssimo sobre cotas, dirigido pela professora de História Rosana Santos.

cn1IMG 9618IMG 962610 12 2015 08 15 14Fonte: Assessoria de Comunicação

Dia 18/11: Apresentação dacultura africana atraves de imagens. O objetivo é desmistificar a visão esteriotipada da África como um lugar de apenas miséria, doenças e safaris. Foi trabalhado a cultura tribal, a religião e a riquezas do continente Africano.

CN 3CN4cn6

Fonte: Assessoria de Comunicação

Dias 19 e 20/11:Foi realizada a oficina de abayomi. Abayomi é uma boneca de retalho sem costura que retrata um processo de resistência feminina. As abayomis era confeccionadas nos navios negreiros pelas mães, elas rasgavam uma parte do tecido da roupa e faziam as bonecas para entreter os filhos e contar as histórias dos seus ancestrais. Após ouvir sobre as abayomis os alunos confeccionaram as bonequinhas.

CN7cn5

Fonte: Assessoria de Comunicação

CN8Idealizadoras do projeto: Milca Campos, Cyrlene Rita, com participação da Profª. Rosana Santos.

Criado em 21/11/2015