Portal IFNMG - Alunos e egressos do Campus Almenara participam do "Cachola Empreendedora - Laboratório de Ideias" Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 01 de Dezembro de 2015, 20h57 | Última atualização em Sexta, 11 de Dezembro de 2015, 15h34

IFNMG

No dia 28, último sábado de novembro, o Diretor Geral do IFNMG - Campus Almenara Joan Brálio Mendes Pereira Lima e os professores Joaquim Neto de Sousa Santos e Paulo Sérgio Henrique dos Santos, participaram da banca avaliadora do "Cachola Empreendedora - Laboratório de Ideias", projeto desenvolvido para beneficiar jovens dos municípios do médio e baixo Jequitinhonha.

O objetivo do projeto é estimular o desenvolvimento de empreendimentos sociais para a região, uma iniciativa da Fundação Telefônica Vivo- SP, em parceria com o CEDEDICA-Vale,de Pedra Azul, a Oficina de Imagem de BH e a OSCIP MONSA, de Almenara.

Os membros da banca avaliaram os melhores projetos para premiação e posterior seleção, com a possibilidade de incubação de ideias em 2016.

O projeto contou com a participação de alunos e egressos do Campus Almenara, como no caso do projeto que grangeou o 1º lugar nas premiações direcionadas às cidades de Almenara, Rubim e Salto da Divida, o Projeto"Vale sem Silício" que visa o incentivo ao descarte correto de lixo eletrônico através de um aplicativo que fará o mapeamento da cadeia de descarte e recolhimento do lixo em todo o Vale do Jequitinhonha, buscando fomentar parcerias, que tem como participantes a Eduarda Dias, Eliana Pereria Sousa, Gilmar Gobira dos Santos, Luan Sousa de Oliveira e Marísia Maria Costa, alunos egressos de cursos ofertados no Campus.

Equipe Vale do SilicioEquipe: Vale sem Silício

O segundo lugar das premiações foi para o Projeto Refrestec, composta por Laura França, Lume Freitas, Maria Vitória Carvalho e Maria Vitória Lopes, que propõe um sistema que vincula garrafinhas de água reutilizáveis impressas com código de barra a bebedouros localizados em pontos comerciais da cidade, negpocio rentável que une geração de renda a preservação do ambiente.

O terceiro lugar nas premiações ficou para o Projeto Canoa Maker, cuja ideia é ser o primeiro Makerspace do Vale do Jequitinhonha, espalo para despertar o interesse pela tecnologia e desenvolvimento de habilidades relacionadas à prestação de serviços como forma de aprender coletivamente e gerar renda. A equipe desse projeto é composta por: Álvaro Felipe Mendes Soares e Pedro Martins Pereira Filho,alunos do Campus Almenara, e pela Laiane Novais Rodrigues.

Equipe Canoa Maker                                                                                                Equipe Canoa Maker

Além desses outros importantes projetos foram apresentados, revelando uma gama de jovens antenados, preocupados com o futuro do nosso planeta e com a geração de genda de maneira sustentável.

O IFNMG- Campus Almenara parabeniza a todos os envolvidos e em especial aos alunos e egressos, pela dedicação e empenho evidentes no "Cachola Empreendedora- Laborátório de Ideias."

Criado em: 01/12/2015