Portal IFNMG - IFNMG - Campus Salinas, promove palestra com ambientalista salinense e professora titular da Universidade do Spelman College, Atlanta - USA Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

IFNMG - Campus Salinas, promove palestra com ambientalista salinense e professora titular da Universidade do Spelman College, Atlanta - USA

Publicado: Quarta, 25 de Maio de 2016, 13h59 | Última atualização em Quarta, 25 de Maio de 2016, 14h05

Foto 1 Palestra Ambientalista

Dra Terezinha de Cássia Brito Galvão, Dra. Maria Araci Magalhães (Diretora Geral do Campus Salinas) e Profª Santina Mendes

Sexta-feira, (20/05), o Campus Salinas promoveu a palestra "Desafios Ambientais e de Bioengenharia para o Século XXI", ministrada pela professora salinense, Dra. Terezinha de Cássia Brito Galvão, filha de Saint'Clair de Brito e Maria Graziela de Castro. Professora aposentada da Escola de Engenharia da UFMG e atualmente professora titular do Spelman College, Atlanta - USA. Durante a palestra, enfatizou os limites planetários, em especial os aspectos de mudanças climáticas e da poluição química, incluindo o uso indiscriminado de pesticidas, biopestidas e da situação dos oceanos sufocados por plásticos, os quais são confundidos com alimentos por animais. Fez uma revisão histórica da evolução humana nos últimos 70.000 anos, cobrindo a evolução natural (Darwin) ate a neo-evolução do século 21, com ênfase no desenvolvimento da poderosa ferramenta de manipulacao genetica “Clustered regularly interspaced short palindromic repeats- CRISPR”. Finalizou resumindo os desafios ambientais para o seculo 21,  alertando que atualmente estamos controlando, de maneira acelerada, nossa própria evolução, questionando que tipo de planeta e corpos teremos no futuro? Enfatizou que pela primeira vez na história do planeta temos o poder de projetar/criar organismos artificialmente. Concluiu  falando da necessidade de se discutir estas novas tecnologias e de estabelecer, através de consenso, diretivas éticas que devemos usar nestes desenvolvimentos tecnológicos recentes. 

Foto 02 Palestra Ambientalista

No Campus Salinas, foram realizadas duas palestras – manha e noite, com duração media de uma hora e meia. Após cada apresentação,  abriu-se espaço para discussão/perguntas, com grande engajamento da plateia, por cerca de duas horas. Perguntas cobriram topicos interessantes, incluindo, os riscos para a saúde humana e meio ambiente devido ao uso indiscriminado de pesticidas e bio-pesticidas. 

Foto 3 Palestra Ambientalista

A palestra foi realizada nos turnos matutino e noturno e contou com ampla participação de servidores do Campus e dos acadêmicos dos Cursos Superiores em Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária, Tecnologia em Produção  de Cachaça e Licenciaturas em Biologia, Física, Química e Matemática. Contou também com a participação bastante representativa da comunidade externa: representantes do Idene, Emater, Conselho Municipal de Meio Ambiente,  IMA, Copasa, Igreja Católica e Evangélicas, Sindicato dos Produtores Rurais de Salinas, Prefeitura e Câmara Municipais de Salinas, jornalistas, dentre outros.

Foto 4 Palestra Ambientalista

Joaquim Neres Xavier  Dias - Prefeito Municipal de Salinas

Pela manhã, fizeram parte da composição da Mesa de Honra, a Diretora Geral do IFNMG Campus Salinas, professora Dra.Maria Araci Magalhães,  o Prefeito Municipal de Salinas, Joaquim Neres Xavier Dias, o presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, pastor Antonio Pereira Guimarães Júnior, o Bispo Emérito da Diocese de Montes claros, Dom Frei Hugo Van Steekelemburg e a palestrante, professora Dra.Terezinha de Castro Brito Galvão.

O evento foi marcado também por um momento cultural com o aluno do Curso Técnico em Agroindústria, Thiago Loyola e a ex-aluna do curso Fic Confeiteiro do  Pronatec, Karine Barbosa,  que apresentaram um poema do Darcy Freire, intitulado "Lareira" e o Hino a Salinas em homenagem à professora Dra.Terezinha de Castro Brito Galvão.

Foto 5 Palestra Ambientalista

Aluna Karine Barbosa, Prof.ª Dra Terezinha de Cássia Brito Galvão e o aluno Thiago Loyola

Na parte da tarde, houve uma reunião com alguns dos integrantes do Livro "A História e o Ambiente de Salinas-MG", professores Maria Araci Magalhães, Antonio Roque Sarmento de Oliveira, Wania Silvinha Loiola de Oliveira, Maria Elza Sarmento, Santina Aparecida Ferreira Mendes, Mariângela Costa Correa Gentiluomo, Laudinei Oliveira Franca e Zonete Alves Mendes,  cuja pauta foi discutir e planejar a continuidade dos trabalhos referentes ao livro para sua posterior publicação, uma vez que "ele será um relato super importante para as gerações presentes e futuras de Salinas", conforme afirmou a professora Cássia.

Fonte: Professora Santina Mendes / Coordenadora do Evento.

Fotos: Ricardo Macedo.

Fim do conteúdo da página