Portal IFNMG - III Encontro de Lideranças Estudantis debate sobre a importância dos jovens para a transformação do país Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

III Encontro de Lideranças Estudantis debate sobre a importância dos jovens para a transformação do país

Publicado: Terça, 03 de Dezembro de 2019, 20h18 | Última atualização em Terça, 03 de Dezembro de 2019, 20h41
Acontece no Campus Arinos, nos dias 03 e 04/12, o III Encontro de Lideranças Estudantis do Instituto com a participação de discentes dos 11 campi
imagem sem descrição.

Depois de um ano difícil para os Institutos Federais por causa do contingenciamento, o III Encontro de Lideranças Estudantis está fechando a agenda dos maiores eventos institucionais do IFNMG neste ano. Com o retorno do orçamento, servidores do Instituto arregaçaram as mangas para tornar possível a reunião de estudantes dos 11 campi no Instituto no Campus Arinos, nos dias 03 e 04 de dezembro.

Mas o III Encontro de Lideranças Estudantis não seria possível sem o engajamento dos protagonistas do IFNMG: os estudantes. Foi essa a mensagem passada pelo diretores e gestores do Instituto durante a cerimônia de abertura do evento e ao longo de todo o dia.

Educação para transformar

O diretor-geral do Campus Arinos, Elias Rodrigues de Oliveira Filho, destacou esse protagonismo dos jovens do Instituto poderá servir para mudar a realidade no Brasil. Ele fez questão de citar dados que revelam que a educação pública e de qualidade é um privilégio de poucos estudantes no país.

“Temos algumas mazelas que precisa ser solucionadas. Mais de 50% das pessoas com 25 anos ou mais não terminaram o ensino médio. Ainda temos muitos jovens fora da escola. Por isso, o IFNMG é para muitas pessoas a oportunidade de transformação. Aqui em Arinos, por exemplo, a interiorização do ensino significou a oportunidade de os jovens terem acesso ao ensino superior”, disse o diretor.

Foto 3 copiar copiarAlém do diretor-geral do Campus Arinos, Elias Rodrigues, que foi o anfitrião, o encontro contou com a presença de diretores e gestores dos campi do Instituto

O reitor José Ricardo Martins também fez questão de apresentar números. “São 25 milhões de brasileiros que não conseguem concluir o ensino médio. E vocês são de 0,8 a 1% dos jovens que têm a oportunidade de estar em uma instituição como o IFNMG”, disse o reitor aos quase 80 alunos presentes na cerimônia de abertura.

Foi essa plateia que também ouviu o reitor dizer da importância da reflexão, da autonomia dos jovens, da resiliência, do diálogo e da resistência. “Falta muita ética e caráter aos homens públicos deste país. Por isso, vocês precisam. Por isso, temos que continuar nesse processo de resistência, resiliência e diálogo o tempo todo, pois são vocês que estarão no Congresso Nacional, nas prefeituras e no legislativo municipal”, falou aos estudantes.

Como funciona o Encontro de Lideranças Estudantis

O evento é uma das principais oportunidades de integração, discussão e encaminhamentos entre discentes, representantes estudantis e a gestão do IFNMG. Dentre outros pontos, a programação conta com apresentações culturais, painel sobre protagonismo juvenil, diálogo com o Reitor, palestras e mesas-redondas. Há a participação de representantes dos grêmios estudantis e diretórios acadêmicos de todos os campi do Instituto.

Durante o evento, os estudantes conversam com os gestores e com o reitor do Instituto para apresentar as demandas do segmento discente. As demandas são discutidas no Colégio de Dirigentes, que reúne o reitor, os pró-reitores e todos os diretores-gerais do IFNMG.

Para a estudante do 8º período de Agronomia e presidente do Diretório Acadêmico do Campus Arinos, Thais Cardoso de Sousa, o encontro promove interação entre os estudantes e a gestão do IFNMG. “É uma ponte. A partir desse encontro, podemos alcançar melhorias mais imediatas e para os próximos anos”, ressalta a estudante.

Foto 4 copiarCom o apoio da Diretoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (DAEC), o evento é organizado pelos próprios estudantes. Apresentações culturais não podem faltar nos Encontros de Lideranças Estudantis do IFNMG

Resistência 

Um dos momentos mais aguardados da manhã do primeiro dia foi a palestra das professoras Maria Flávia Pereira Barbosa e Elza Cristiny Carneiro Batista. Elas dividiram o microfone e a sensibilidade e autonomia para falar sobre “Liderança Estudantil: a movência que transforma o mundo”.

Como professora de português, Maria Flávia utilizou a literatura para embasar sua fala; Elza Cristiny, como professora de história, usou os fatos. Juntas refletiram sobre o valor da empatia, de uma postura sempre questionadora e da atitude.

“O estudante não pode ser passivo diante de um texto. Ao estudante, cabe questionar não só o texto, como o professor, o colega, a escola, a sociedade. O estudante não pode ser passivo nem conformado”, expôs a professora Maria Flávia.

Segundo a professora Elza Cristiny, foi a postura questionadora de um elite estudantil na época da colonização que questionou a dominação europeia sobre o Brasil, que questionou a escravidão e que lançou as ideias de abolição e república. “Era a elite que estudava fora que falava sobre a ideia de república e abolição. Eram os jovens estudantes, mas claro privilegiados”, contou a professora.

Questionamentos assim também são vistos nos jovens de hoje. O estudante do curso técnico em Agroindústria do IFNMG-Campus Salinas Kleberson Cardoso Jardim Júnior, presidente do Grêmio Estudantil do Campus é um desses jovens.

Foto 5 copiar“Muitas pessoas falam que nós somos o futuro da nação. Eu não concordo com essa afirmação. Pois as pessoas dizem isso jogando a responsabilidade para a próxima geração. E enquanto a gente não falar que o jovem que vai fazer a mudança é o jovem do presente, o país não vai começar a mudar. Precisamos nos colocar, sim, como protagonistas e começarmos a mudar. Mas a mudança tem que começar onde estamos. Só assim, a gente conseguirá transformar o país”, explicou o jovem (foto ao lado).

A programação do III Encontro de Lideranças Estudantis continua nesta terça-feira, 04 de dezembro, com mais apresentações culturais, palestras e mesas-redondas.

Fim do conteúdo da página