Portal IFNMG - Dupla do Campus Arinos vence etapa central do Desafio Clube do Empreendedor com aplicativo de prestação de serviços Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Dupla do Campus Arinos vence etapa central do Desafio Clube do Empreendedor com aplicativo de prestação de serviços

Publicado: Sexta, 29 de Novembro de 2019, 11h20 | Última atualização em Quinta, 18 de Fevereiro de 2021, 09h17

foto 1

Alunos do Campus Arinos Gabriel Foletto e a Rafaela  Ramos venceram o Desafio Clube do Empreendedor

A ideia vencedora da etapa central do Desafio Clube do Empreendedor do IFNMG, realizada ontem, 28/11, na Reitoria, em Montes Claros, veio do Campus Arinos. O aplicativo de serviços PrestServe foi proposto pela dupla Rafaela Almeida Ramos e Gabriel Albino Lisboa Foletto, alunos do 2° ano do curso técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio, sob orientação do professor Diogo de Moraes Cardoso e o auxílio de parceiros como o Sebrae Arinos, em especial de Fabíola  Alves Ferreira. Também participaram da fase final do Desafio as duplas vencedoras das etapas locais nos Campi Almenara, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha e Salinas.

O Clube do Empreendedor é uma iniciativa que visa estimular os alunos do IFNMG a dinamizar o empreendedorismo e mostrar que empreender é criar valor individual e coletivo. O propósito é também buscar ideias de negócios e/ou de criação de valor, que explorem a relação do economicamente/comercialmente viável, criação de valor social e melhoria de processos, resultando em uma solução transformadora, por meio de um produto, técnica ou metodologia.

PrestServe

Um aplicativo gratuito que pretende entrar no mercado como um elo entre prestadores de serviço autônomos e os interessados em contratar os seus serviços, facilitando esse contato, muitas vezes dificultado pela falta de tempo e de comunicação entra as partes, e assegurando contratações com rapidez e qualidade. Essa é a proposta do PrestServe, dos alunos Rafaela e Gabriel. Como conta Rafaela, a ideia surgiu com o objetivo de solucionar problemas de contratação de serviços relatados por vários moradores de Arinos, incluindo um professor do IFNMG que teve dificuldades de contratar uma babá para cuidar da filha.

Segundo os alunos-sócios, por meio do aplicativo PrestServe, serão disponibilizados, por exemplo, serviços de limpeza, reparos (estruturais), manutenção elétrica e mecânica, jardinagem, de tecnologia e informática, cuidados com crianças, idosos e pets, manicure, aulas particulares e, até mesmo, coach. Para garantir a tranquilidade e a satisfação dos usuários, ou clientes, os sócios planejam algumas estratégias, como disponibilizar currículos dos prestadores de serviços, manter canais de atendimento, como páginas e perfis em redes sociais, e um sistema de notificações do aplicativo para avaliação da qualidade da plataforma.

O aplicativo está em fase de desenvolvimento e a dupla garante que estará em funcionamento em breve. E ninguém duvida, principalmente agora, que receberam o aval da banca examinadora do Clube do Empreendedor. “Após esse primeiro lugar, eu e meu sócio esperamos consolidar a PrestServe no mercado e nos capacitarmos cada dia mais nessa arte que é o empreendedorismo”, aposta Rafaela. Segundo ela, participar do Clube do Empreendedor do IFNMG foi decisivo para sua inserção nesse novo mundo. “Foi no Clube do Empreendedor que eu consegui conhecer um pouco da incrível realidade dos profissionais dessa área. Aprender a lidar com todo o planejamento do Canvas e com a agilidade do pitch é de suma importância em um mundo cada vez mais exigente e inovador”, afirma.

Em sua fala, Rafaela faz referência aos modelos de apresentação das ideias comumente exigidos dos empreendedores. O Canvas é uma ferramenta que permite esboçar, de forma bem sucinta, um modelo de negócio, na forma de um quadro, dividido em nove quadrantes. No caso do modelo adotado pelo IFNMG, exigia-se a indicação de parcerias principais, atividades-chave, recursos principais, propostas de valor, relacionamento com clientes, canais, segmentos de clientes, estruturas de custos e fontes de receita. Já pitch é o nome dado à apresentação rápida de uma ideia ou oportunidade de negócio na forma oral, com possibilidade de uso de recursos variados, a critério dos empreendedores. No caso da etapa central do Clube do Empreendedor do IFNMG, o pitch de cada dupla poderia ter, no máximo, quatro minutos.

Pelo primeiro lugar no Desafio, os estudantes Rafaela e Gabriel e a professora Camila ganharam medalhas e receberão, ainda, auxílio viagem para participar de um evento de empreendedorismo ou inovação, de caráter regional ou nacional, ainda a ser definido.

Outras boas ideias

Na etapa central do Desafio Clube do Empreendedor, também foram destacadas as duplas que ficaram em segundo e terceiro lugares. O segundo lugar ficou com a dupla de alunos Anderson Alves Pereira e Lucas Lopes de Souza, do Campus Almenara. Eles apresentaram a ideia do produto Nutrivale, proposta que mescla alimentação saudável e valorização da produção regional de gêneros alimentícios.

Em terceiro lugar, ficou a proposta do Instituto Empreendedores do Amanhã, dos alunos do Campus Januária Patrick Tavares dos Santos e Bruna Sthefane Ferreira Silva. A ideia é de uma escola de empreendedorismo para alunos em situação de vulnerabilidade social.

Confira as outras ideias apresentadas na fase final do desafio:

- Vegan Food, proposta dos alunos do Campus Janaúba João Pedro Feitosa Souza e Ana Júlia Caires Reis;

- Bus Otimize, proposta das alunas do Campus Montes Claros Ana Karoline Antunes Dias e Maria Eduarda Leite Maciel;

- projeto Produção e venda de mudas de espécie olerículas e frutíferas do cerrado em ambiente urbano, proposta dos alunos do Campus Pirapora Ibsen Silvio Mendonça Santos e Ivanete Dantas de Mendonça;

- Tec-Auditive, proposta das alunas do Campus Porteirinha Esly Gaudêncio e Sandy Thaise Lopes;

- projeto Sistema para automação e gestão de recursos dos laboratórios de pesquisa, dos alunos do Campus Salinas Larissa Mendes Moreira e Osvaldo Bispo de Andrade Neto.

A etapa central do Desafio Clube do Empreendedor foi realizada pela Pró-reitoria de Extensão do IFNMG. A banca avaliadora das ideias apresentadas foi composta por Filomeno Bida Júnior, analista técnico do Sebrae Minas; Maurisílvia Holanda da Costa Pereira Santos, empreendedora; Haroldo de Moraes Lopes, executivo da Fundação de Desenvolvimento Científico Tecnológico e Inovação do Norte Minas (Fundetec); e Samira Melo, assistente técnica do Sebrae Minas.

 

foto 2

Etapa central do Clube do Empreendedor reuniu alunos de oito campi, servidores e profissionais externos, da banca avaliadora

 

Confira mais fotos na nossa página no Facebook.

Fim do conteúdo da página