Portal IFNMG - Projeto Portfólio de Oportunidades do IFNMG é apresentado no Mato Grosso do Sul Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Projeto Portfólio de Oportunidades do IFNMG é apresentado no Mato Grosso do Sul

Publicado: Sexta, 29 de Novembro de 2019, 10h09 | Última atualização em Terça, 03 de Dezembro de 2019, 08h00
A proposta do portfólio consiste em fazer o mapeamento das situações-problema, potencialidades e vocações das comunidades onde os 11 Campi do IFNMG estão inseridos
imagem sem descrição.

Foi realizado em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, o I Workshop de Extensão do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS). O evento, realizado entre os dias 26 e 28 de novembro, abre espaço para o debate de temas relacionados a atividades extensionistas. A pró-reitora de Extensão do IFNMG, Maria Araci Magalhães, também participou desse debate, com a palestra "Portifólio de Oportunidades como busca de soluções à comunidade externa".

O Portfólio de Oportunidades é um projeto já em andamento no IFNMG. É também uma das principais estratégias utilizadas pela Pró-Reitoria de Extensão do IFNMG para propiciar a aproximação e interlocução da comunidade com os campi na sua área de abrangência, colocando os cidadãos demandantes como protagonistas/parceiros na tomada das decisões institucionais.

Por meio de uma plataforma digital, o Portfólio de Oportunidades busca oferecer soluções inovadoras para o desenvolvimento econômico, preservação ambiental, difusão do conhecimento, da arte, da cultura, do esporte e do lazer, entre outros.

A proposta do portfólio consiste em fazer o mapeamento das situações-problema, potencialidades e vocações das comunidades onde os 11 Campi do IFNMG estão inseridos, bem como propor soluções tecnológicas por meio de programas, projetos ou atividades. A plataforma constitui-se em um espaço de registro das situações-problema, cadastro de parceiros e solucionadores das demandas, como também disponibilidade de um banco de soluções para as demandas apresentadas.

Durante o Workshop, a pró-reitora ressaltou a importância da Extensão e especificamente do Portfólio de Oportunidades para o desenvolvimento regional. “O Portfólio de Oportunidades poderá ser utilizado, num futuro breve, para definir com maior precisão as situações-problema das diversas regiões do Brasil por meio da interação dialógica com a comunidade”, afirma a professora Maria Araci.

A pró-reitora do IFNMG também participou de uma mesa de discussão sobre a temática "A extensão e seus caminhos para inserção nos currículos" ao lado dos professores Airton José Vinholi Júnior (IFMS), Maria Goreth Araújo Reis (IFRO) e Wilson de Andrade Matos (IFSP).Além de palestras e mesas de discussão, a programação incluiu a apresentação oral de 38 trabalhos de extensão desenvolvidos no IFMS.

mesa de discussão

Airton José Vinholi Júnior (IFMS), Maria Araci Magalhães (IFNMG), Maria Goreth Araújo Reis (IFRO), Roberto Carlos Costa Lelis (UFRRJ), Gisela Loureiro Duarte (IFSul-rio-grandense), Wilson de Andrade Matos (IFSP) e Alisson Henrique da Silva (IFPB)

Fim do conteúdo da página