Portal IFNMG - Festival intercampi de cultura é apresentado como experiência exitosa em reunião anual de gestores da Rede Federal Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 13 de Setembro de 2019, 08h37 | Última atualização em Quinta, 18 de Fevereiro de 2021, 09h18

Reditec Experiência Exitosa

A professora Santina Mendes no momento de apresentação de experiências exitosas da Rede Federal

Nesta semana, o IFNMG teve a oportunidade de mostrar a gestores de toda a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica os resultados de um de seus bem-sucedidos projetos de extensão. Trata-se do "Festival intercampi de culturas: encantos dos vales, montes e sertões”, uma das 25 iniciativas selecionadas para compor a mostra de experiências exitosas da Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) 2019, realizada em Florianópolis (SC) e que termina nesta sexta-feira, 13/09. O projeto, da Pró-reitoria de Extensão do IFNMG, foi apresentado na tarde de quarta-feira, 11/09, pela professora Santina Ferreira Mendes.

O projeto aposta nas artes como estratégia de promoção de talentos, desenvolvimento e integração entre os onze campi do Instituto. Envolve alunos, servidores e comunidade externa com o objetivo de promover formação e produção artísticas ativas, reflexivas e críticas, nas áreas de Literatura, Artes Visuais, Audiovisual, Dança, Artes Cênicas e Música.

Na base do projeto, está a crença de que a arte é uma forma de conhecimento imprescindível para a formação cidadã para o mundo do trabalho. De acordo com Santina, os resultados do projeto demonstram que “promover a produção e apreciação das artes contribuem para a formação de um senso crítico, criativo e reflexivo e estimulam a integração, humanização, solidariedade, respeito e autonomia sobre a realidade local, agregando lazer, expressão, cultura, comunicação, cognição, sensibilidade e emoção”.

Anualmente, as ações são desenvolvidas nos campi, ao longo de seis meses. No ano passado, o projeto culminou em um momento comum de apresentações, durante a Semana Integrada de Eventos da Extensão, realizada no Campus Montes Claros. Foram apresentadas oito peças teatrais, quatro coreografias, além da realização de festival de música, sarau poético, exibição de vídeos, fanfarra e exposições fotográficas, envolvendo todos os campi. O evento integrado da Extensão contou com público estimado em mil pessoas.

festival cultura 2018

Em 2018, Festival Intercampi de Culturas aconteceu na Semana Integrada de Eventos da Extensão, em Montes Claros

A professora Santina explica que, este ano, no entanto, devido ao corte orçamentário sofrido pelo Instituto, a Semana Integrada de Eventos não acontecerá. Com isso, o Festival Intercampi não vai acontecer nos mesmos moldes de 2018, com o momento compartilhado das apresentações culturais, mas continua acontecendo localmente em cada campus.

Reditec 2019

Além de Santina Mendes, que foi a Florianópolis apresentar a experiência exitosa da Extensão, desde a última segunda-feira, 09/09, o IFNMG também está representado na 43ª edição anual da Reditec por gestores da Reitoria e dos campi. O tema do evento neste ano faz alusão a um momento histórico significativo para a Rede: “Mãos que fazem, mentes que transformam: 110 anos da Rede Federal de Educação Profissional”.

As atividades promovidas durante o evento são sendo guiadas por três eixos temáticos: contextos e desafios da implantação da Rede; tecnologias para a inovação na EPT frente ao mundo trabalho; e como pensar a aprendizagem hoje: currículos inovadores e o trabalho em rede.

A Reditec é promovida pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Neste ano, a organização ficou por conta do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e do Instituto Federal Catarinense (IFC).

Reditec Gestores

IFNMG na Reditec: Renato Cota, diretor geral do Campus Montes Claros; Alisson Castro, pró-reitor de Desenvolvimento Institucional;
Edmilson Cassani, pró-reitor de Administração; José Ricardo Martins da Silva, reitor; Fernando Barreto, diretor do Campus Avançado Janaúba;
Ricardo Cardozo, pró-reitor de Ensino; Joaquina Nobre, diretora-geral do Campus Pirapora; Elias Rodrigues, diretor-geral do Campus Arinos;
Pedro Paulo Brito, diretor do Campus Avançado Porteirinha; Joan Brálio Lima, diretor-geral do Campus Almenara