Portal IFNMG - Professores e estudantes da Universidade de Washington desembarcam no Vale do Jequitinhonha Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 11 de Setembro de 2019, 18h27 | Última atualização em Quarta, 11 de Setembro de 2019, 18h37

Chegaram na cidade de Araçuaí (MG) 18 intercambistas da Universidade de Washington (EUA). Eles vão conviver por oito dias com a cultura do Vale do Jequitinhonha. A experiência está sendo possível graças a uma parceria entre o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e a Universidade americana.

Compõem a comitiva três professores, uma estudante brasileira de pós-doutorado e estudantes de graduação da maior universidade do noroeste americano e uma das mais antigas da costa oeste, fundada em 1861. Os estudantes têm entre 20 e 25 anos e estão distribuídos entre as áreas de ciências políticas, estudos étnicos-americanos, artes, ciências e saúde pública.

Entre os docentes, Jonathan Warren e Paulette Thompson já visitaram o Brasil e o Vale do Jequitinhonha outras vezes. Nessas ocasiões, eles conheceram a estudiosa da questão indígena Geralda Soares, moradora de Araçuaí e mais conhecida como dona Gera. Foi ela que fez a ponte para institucionalizar a visita por meio da parceria com o IFNMG-Campus Araçuaí e com a Coordenação de Relações Internacionais do Instituto.

Estreitando os laços

A atual coordenadora de Relações Internacionais, Roberta Silva Santos, considera que essa ação de internacionalização é ímpar dentro do IFNMG, já que parte de uma demanda "botton up", ou seja, a própria região e o próprio Campus desenvolveram caminhos para consolidar essa visita. “Os servidores enxergaram uma possibilidade de internacionalização e abraçaram a oportunidade, de promover debates entre os alunos do Campus e os visitantes estrangeiros. Com certeza, será uma experiência riquíssima para todos os envolvidos”, assegura a servidora.

De acordo com a coordenadora de Extensão do Campus Araçuaí, Sueli do Carmo Oliveira, foi preparada uma programação diversificada, que abrange rodas de conversa, apresentações culturais, passeios pela cidade de Araçuaí, visitas a aldeias indígenas, entre outras atividades. “Nossos alunos participarão de muitas dessas atividades, inclusive, nove estudantes dos cursos técnicos integrados, que possuem fluência na língua inglesa, vão acompanhar os intercambistas e atuar como intérpretes", informou a coordenadora.

Tanto para Sueli quanto para Roberta, essa ação poderá viabilizar a assinatura de um convênio com a Universidade de Washington, a fim de estabelecer ações bilaterais de intercâmbio. A coordenadora de Relações Internacionais do IFNMG estará em Araçuaí na próxima terça-feira, dia 17, para uma reunião com os professores da Universidade americana.