Portal IFNMG - Resultado preliminar do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional está previsto para esta quinta-feira, dia 21 de junho Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 20 de Junho de 2018, 15h52 | Última atualização em Quarta, 20 de Junho de 2018, 17h24

A Coordenadoria de Relações Internacionais do IFNMG (Crinter) do IFNMG, em conformidade com o Programa de Incentivo à Mobilidade Acadêmica (PIMA), informa que a previsão é que amanhã, dia 21 de junho, seja divulgado o resultado preliminar do processo seletivo, regido pelo Edital nº 134/2018, que está oferecendo oito bolsas de estudo para acadêmicos do IFNMG estudarem em Portugal.

São oferecidas seis vagas pelo Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e duas vagas pelo Instituto Politécnico de Santarém (IPS), todas em Portugal, para a realização do intercâmbio por um semestre letivo, de setembro de 2018 a fevereiro de 2019. Os campi Almenara, Araçuaí, Arinos Januária, Montes Claros, Pirapora ofertam uma vaga cada um, e o Campus Salinas oferta duas vagas.

Os estudantes selecionados para participar do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional terão custeadas as passagens aéreas de ida e volta e contarão com um auxílio financeiro do IFNMG destinado a: acomodação, alimentação, seguro-saúde obrigatório e bolsa-auxílio mobilidade acadêmica internacional de € 300 (trezentos) euros mensais por meio do seu respectivo Campus.

Documentação para viagem

Os candidatos selecionados devem declarar estar cientes de que deverão atender o disposto no Regulamento do Programa de Mobilidade Acadêmica – PMA do IFNMG, antes do embarque. O candidato aprovado é responsável pela obtenção do passaporte na Polícia Federal, bem como do visto nas representações consulares no Brasil.

São responsabilidades exclusivas do próprio candidato as eventuais despesas com retirada de passaporte e obtenção de visto. O bolsista também deverá providenciar, a seu cargo, seguro-saúde internacional custeado pelo Campus de origem, com validade para toda a sua estadia no país de destino.

Também será necessária a abertura de uma conta-corrente, exclusivamente no Banco do Brasil, com cartão de saque e débito habilitado para uso internacional, para que sejam depositados os auxílios.

A Coordenadoria de Relações Internacionais do IFNMG poderá auxiliar na orientação de como o aluno deverá conseguir os referidos documentos; porém, as despesas e viagens para providenciar os documentos são de responsabilidade do candidato.

Clique aqui para acessar a retificação do cronograma

Clique aqui para acessar o Regulamento do Programa de Mobilidade Acadêmica – PMA do IFNMG.