Portal IFNMG - Assembleia de Minas celebra os 10 anos dos Institutos Federais, que cobram por mais recursos e investimentos Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 19 de Junho de 2018, 17h46 | Última atualização em Terça, 19 de Junho de 2018, 18h14
imagem sem descrição.

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promoveu na noite desta segunda-feira (18/06) uma sessão solene em homenagem aos 10 anos da Lei 11.892/2008, que criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

A solenidade contou com a presença de reitores, dirigentes e servidores dos cinco Institutos mineiros: Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), do Norte de Minas Gerais (IFNMG), do Sudeste de Minas Gerais, do Sul de Minas Gerais e do Triângulo Mineiro (IFTM), que juntos contam atualmente com 56 campi presenciais, mais de 300 polos de educação a distância, 140 mil alunos e 1.250 cursos.

almg mesa

Mesa da solenidade foi composta pelos reitores dos cinco Institutos Federais de Minas, além dos deputados estaduais Cristiano Silveira e Dalmo Ribeiro, do deputado federal Reginaldo Lopes e do subsecretário de ensino superior do governo de Minas, Márcio Rosa Portes

Continuidade

Em seus discursos, os reitores destacaram a notoriedade do trabalho que vem sendo desenvolvido de forma articulada pelos IFs mineiros, mas também cobraram pelo descongelamento dos gastos para ser possível continuar levando transformação social através da educação profissional, científica e tecnológica de qualidade para localidades do interior que por muito tempo estiveram carentes de oportunidades.

almg gilO presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e reitor do IFTM, professor Roberto Gil Rodrigues Almeida, destacou a notória ampliação da oferta de educação profissional em Minas Gerais desde a implantação dos Institutos, passando de 10 mil para 140 mil alunos nesses 10 anos, mas ressaltou que há um risco real de regresso. “Temos números favoráveis, mas infelizmente estamos congelados em questões financeiras. O orçamento da Rede Federal hoje é o mesmo de 2013, quando tínhamos 500 mil alunos, mas hoje somos mais do que o dobro, com 1 milhão e 100 mil. Quando se fala em cortes ou congelamento estamos falando em menos cursos, menos alunos, menos oportunidades. E para atingir as demandas, temos que na verdade aumentar, que quadruplicar os nossos números”, disse o reitor, que disse ainda que além de ser gratuita a Rede é inclusiva, atendendo às camadas mais necessitadas do país, já que mais de 80% dos alunos possuem renda per capita inferior a um salário mínimo e meio.

almg kawO reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva, conclamou os deputados estaduais a apoiarem a causa dos Institutos, com a liberação de recursos, articulação das bancadas e cobrança junto às diferentes esferas de governo por mudanças na condução da política econômica. “É inadmissível que 25 milhões de jovens de 17 a 25 anos não consigam terminar o ensino médio no Brasil. E nós, que já somos reconhecidos nacional e internacionalmente como uma referência ideal de educação, não estamos conseguindo contribuir como poderíamos em virtude do congelamento de gastos”, disse José Ricardo, que destacou que os Institutos foram as instituições que tiveram coragem de ir além das capitais e metrópoles para desbravar os sertões, levando educação de qualidade por meio de campus presenciais e polos de educação a distância para cidades historicamente esquecidas pelas políticas públicas.

O deputado estadual Cristiano Silveira, autor do requerimento para a realização da solenidade, ressaltou o importante papel desempenhado pelos Institutos nestes dez anos, democratizando o ensino profissionalizante gratuito, com interiorização e inclusão, mas que passam por um período delicado. “Infelizmente o momento é de alerta, colocando em risco o funcionamento dos Institutos. O investimento está regredindo, o que pode fazer com que muitas unidades tenham que fechar as portas”, lamentou.

Homenagem

Em nome dos institutos mineiros, os cinco reitores receberam placas de homenagem da Assembleia Legislativa pelos relevantes serviços prestados à sociedade, que foram entregues pelo deputado Cristiano Silveira e pelo vice-presidente da Casa e presidente da sessão, deputado Dalmo Ribeiro, que também parabenizou os Institutos e se comprometeu a destinar juntamente com outros deputados uma emenda para os Institutos Federais de Minas Gerais na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), cujo prazo se encerrará nesta semana. “Não poderíamos deixar de colocar o plenário da ALMG à disposição de todos diretores, reitores e todos aqueles que tem feito esta educação de excelência e de qualidade”, disse o deputado Dalmo.

almg placa

Comitiva de dirigentes do IFNMG recebendo a placa de homenagem da ALMG

Durante a solenidade, também foi lido um pronunciamento do presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes, destacando o extraordinário trabalho que vem sendo promovido pelos Institutos com suas atividades de ensino, pesquisa e extensão de excelência. “Milhares de estudantes egressos dessa instituições foram incluídos com rapidez no mercado de trabalho, contribuindo assim para melhorar a qualidade da vida da população. Em tempos de desafio, queremos compartilhar a certeza que é necessário sim investir cada vez mais no ensino profissional, destacando seu empenho em alcançar resultados ainda mais notáveis”, dizia a carta.

Mais fotos na página do IFNMG no Facebook