Portal IFNMG - Prazo para submissão de trabalhos para o X Encontro Mineiro de Física e V SELFIS termina dia 27 de maio Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 22 de Maio de 2018, 10h49 | Última atualização em Quinta, 24 de Maio de 2018, 09h50

Termina no próximo domingo, dia 27 de maio, o prazo para estudantes e pesquisadores submeterem trabalhos científicos a serem apresentados em pôster e publicados nos anais do X Encontro Mineiro de Física (EMIF), que será realizado junto com a V Semana da Licenciatura em Física (SELFIS) do IFNMG de 3 a 5 de outubro de 2018 no Campus Salinas.

Cada participante pode enviar até dois resumos, que devem conter no mínimo 300 e no máximo 500 palavras. As áreas temáticas são: Ensino de Física; Física atômica e molecular; Física biológica; Física da matéria condensada e materiais; Física estatística e computacional; Física médica e Ótica e fotônica. As inscrições e normas dos resumos podem ser encontradas no portal do evento: http://www.emif2018.com.br/

Além de estudantes, professores e pesquisadores de diversas áreas da Física atuando no estado de Minas Gerais, da Bahia e de outros estados, o evento contará também com a participação de professores e estudantes da educação básica de Salinas e região, bem como professores do IFNMG e estudantes dos demais cursos de Licenciatura.

O EMIF e o SELFIS contarão com palestras, mesas redondas, minicursos, oficinas, apresentação dos trabalhos submetidos na forma de banner e de comunicação oral, Escola de Física para o ensino médio e apresentações culturais. As inscrições serão realizadas de 2 de julho a 12 de agosto.

Primeira vez no Norte de Minas

Realizado pela Sociedade Brasileira de Física, o Encontro Mineiro de Física acontece a cada dois anos em uma diferente instituição mineira. Em 2016 não foi realizado, mas agora o Norte de Minas puxou a responsabilidade e vai sediar o encontro duas vezes seguidas: este ano em Salinas e 2020 em Januária.

“Este encontro nasceu e sempre foi realizado no centro de minas gerais, onde há uma concentração maior de instituições de ensino superior. Assim, é de extrema importância a realização pelo IFNMG, pois é a primeira vez que vem para o Norte de minas gerais e um dos primeiros eventos estaduais que sediamos”, disse o professor de física do Campus Salinas e um dos organizadores do evento, José Antônio Duarte Santos.

Outro professor do Campus Salinas que está na organização do evento, Alisson Marques de Miranda, destaca que o Encontro proporcionará “a divulgação de resultados de pesquisa e ciência produzidas em Minas, podendo contribuir com o surgimento de projetos, intercâmbio de técnicas e experiências de pesquisadores de diversas instituições de Minas Gerais e até de outros estados”.

emif

SELFIS

Segundo o professor Alisson, desde que a Semana de Física foi realizada pela primeira vez, em 2014, vem aumentando consideravelmente o número de participantes e trabalhos apresentados. “E são trabalhos de bastante qualidade e relevância, com participação maciça dos estudantes e professores do curso de física dos campi Salinas e Januária mas também de várias outras instituições, sobretudo do sul da Bahia”, destacou. São esperados mais de 300 participantes.

Nas edições anteriores do Selfis foram submetidos uma média de 60 trabalhos por evento para apresentação na forma de banner. Em 2018 a novidade é a apresentação em forma oral, concomitante com o Encontro Mineiro de Física.

v selfis pimario