Portal IFNMG - Encontro do Ensino reunirá em Diamantina servidores de todos campi do IFNMG para integração, debates e encaminhamentos Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 11 de Maio de 2018, 18h18 | Última atualização em Sexta, 11 de Maio de 2018, 18h24
imagem sem descrição.

De 15 a 17 de maio, o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) – Campus Diamantina receberá cerca de 250 servidores dos 11 campi do Instituto para a quinta edição do Encontro do Ensino, que contará com debates, palestras, trabalhos, apresentações e encaminhamentos sobre as práticas de ensino da instituição, em especial na perspectiva do Plano de Permanência e Êxito, que foi construído a partir das discussões do Encontro de 2017, realizado no Campus Januária.

O evento é uma realização da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do IFNMG em parceria com o Campus anfitrião, que em 2018 pela primeira vez será o de Diamantina. A programação, que pode ser conferida aqui, conta, entre outros momentos, com o I Encontro da Assessoria Pedagógica, os grupos de trabalho e o I Simpósio de Práticas Inovadoras. A conferência de abertura será ministrada na noite de terça-feira, dia 15 de maio, pelo professor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Dante Henrique Moura, uma das grandes referências da educação profissional no Brasil.

Além dos dirigentes do IFNMG, que inclusive irão realizar reunião do Colégio de Dirigentes no Campus no dia 15, o evento terá a participação de diretores/coordenadores de ensino, coordenadores de cursos técnicos e superiores, coordenadores de registro, bibliotecários, servidores do Núcleo Pedagógico e do Núcleo de Assuntos Estudantis e Comunitários (NAEC) e docentes e técnico-administrativos de outras áreas que fizeram questão de participar para aprender e contribuir com o debate.

Segundo o pró-reitor de ensino do IFNMG, professor Ricardo Magalhães Dias Cardozo, o Encontro é um momento ímpar para que os servidores discutam as políticas e práticas de ensino e contribuam para que os servidores e gestores possam pensar o que a instituição pode e deve oferecer para a sociedade. “Já é muito proveitoso levar os servidores para um intercâmbio e para momentos formativos, mas além disso é importante que tenhamos encaminhamentos que concretizem as ideias e propostas discutidas”, disse o pró-reitor, que destacou ainda a importância de se continuar a ter um fio condutor para os próximos Encontros, que serão realizados em Almenara, em 2019, e em Janaúba, em 2020.

Permanência e Êxito

Com o tema “INTEGRAÇÃO: olhares para a nossa prática numa perspectiva do Plano de Permanência e Êxito”, o V Encontro do Ensino pretende construir uma “Carta de Diamantina” com os encaminhamentos para colocar em prática as estratégias para melhorar os índices de permanência e êxito dos estudantes no IFNMG.

Para a construção deste documento, os servidores irão se dividir em dez grupos de trabalho, e cada grupo reunirá durante um dia inteiro para a construção do Plano de Ação daquela área.

O pró-reitor de ensino ressalta que boa parte das ações possíveis para minimizar os números de evasão e retenção estão elencados no Plano de Permanência e Êxito, e que com dedicação e estudo é possível colocá-las em prática. “Quando um aluno faz matrícula na instituição nós passamos a ser responsáveis por ele e a gente quer muito que esse aluno conclua o curso e no tempo previsto. É assim que a gente vai atender à nossa sociedade: devolvendo a ela cidadãos e profissionais que estejam aptos para ingressar no mundo do trabalho”, disse Ricardo.

Assessoria Pedagógica

Pela primeira vez os pedagogos e os técnicos em assuntos educacionais, que são os servidores responsáveis pelas Assessorias Pedagógicas dos campi, irão ter um encontro presencial, fruto do Regulamento que foi aprovado em 2017. Com formação específica que contribui para o processo de ensino-aprendizagem, estes servidores têm muito a discutir com relação a aspectos de avaliação, metodologia de ensino, interação entre os alunos e muitos outros pontos.

O encontro acontece durante a manhã e a tarde do dia 15.

Práticas inovadoras

No último dia Encontro será realizado o I Simpósio de Práticas Inovadoras, em que cada campus irá apresentar, em forma de pôster, ações, atividades, projetos e eventos diferenciados desenvolvidos em cada unidade. A ideia é que os trabalhos possam servir de inspiração para replicação nos demais campi.

Inscrições e informações sobre os Grupos de Trabalho, hospedagem, alimentação e locais turísticos de Diamantina podem ser conferidos no portal do V Encontro do Ensino.