Portal IFNMG - Divulgado edital para seleção de candidatos ao Mestrado Profissional em Reprodução e Nutrição Animal para o segundo semestre de 2018 Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 10 de Maio de 2018, 17h32 | Última atualização em Sexta, 11 de Maio de 2018, 09h02

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) divulgou nesta quinta-feira (10/05) o edital nº 157/2018 abrindo o processo de seleção de candidatos ao Mestrado Profissional em Reprodução e Nutrição Animal do Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária (PPGVet) para ingresso no segundo semestre de 2018. O mestrado é gratuito e ofertado na modalidade presencial com aulas no IFNMG – Campus Salinas.

O edital e todos os demais documentos relativos ao processo de seleção podem ser acessados neste link

Serão disponibilizadas até 11 vagas, distribuídas entre as duas linhas de pesquisa: “Biotecnologia aplicada à reprodução animal” (6 vagas) e “Nutrição aplicada” (5 vagas). No formulário da inscrição, o candidato deverá escolher uma dessas linhas. Podem se candidatar portadores de diploma (ou documento equivalente) de graduação em Medicina Veterinária ou áreas afins, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

As inscrições devem ser feitas pessoalmente ou por procuração, de 11 a 28 de maio de 2017, no horário das 8h às 10h ou das 14h às 16h, no Setor de Protocolo do IFNMG-Campus Salinas, que fica na Fazenda Varginha, km 02 da Rodovia MG-404 (Salinas/Taiobeiras), em Salinas (MG).

As inscrições também podem ser feitas por Sedex, com carimbo de postagem até o dia 28 de maio, endereçado ao Setor de Protocolo do IFNMG-Campus Salinas, conforme orientações disponíveis no Edital.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 70,00. A Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento da inscrição deve ser gerado no site do Tesouro Nacional, conforme instruções disponíveis na página do programa.

Processo Seletivo

A seleção terá as seguintes etapas: prova escrita (eliminatória e classificatória); apresentação de plano de trabalho com arguição (eliminatória e classificatória) e prova de títulos (classificatória).

A prova escrita está prevista para o dia 10 de junho, e os classificados, no limite máximo de 22, irão apresentar o plano de trabalho com arguição no dia 29 de junho de 2018. Ambas as provas serão realizadas no IFNMG-Campus Salinas.

O curso

A proposta do mestrado profissional, o primeiro em Medicina Veterinária da região Norte e Nordeste de Minas Gerais, vem ao encontro das necessidades de desenvolvimento socioeconômico do semiárido brasileiro visa dar solução aos gargalos da produção animal. Além de outras ações, pretende-se formar profissionais que se aprimorem na pós-graduação, cujo foco será solucionar de forma prática e objetiva, com rigor científico, as dificuldades do segmento.

O egresso do programa terá formação especializada e terá aprimorada a capacidade de empreender, inovar e aplicar tecnologias em reprodução e nutrição animal. Espera-se que o egresso seja capaz de solucionar problemas dos sistemas de produção animal, bem como propiciar o desenvolvimento econômico sustentável.

Para a obtenção do título de mestre, o discente deverá cursar um mínimo de 24 créditos e realizar a defesa da dissertação e/ou produto final.

Cronograma do processo de seleção

Calendário das Etapas do Processo Seletivo

Publicação do edital

10 de maio de 2018