Portal IFNMG - Prorrogado até domingo (13/05) o prazo para inscrição no Processo Seletivo e Vestibular do IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Prorrogado até domingo (13/05) o prazo para inscrição no Processo Seletivo e Vestibular do IFNMG

Publicado: Quarta, 09 de Maio de 2018, 11h02 | Última atualização em Quarta, 09 de Maio de 2018, 11h14

O prazo para inscrição no Processo Seletivo e Vestibular para ingresso nos cursos técnicos e superiores gratuitos do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) para o segundo semestre de 2018, que terminaria nesta quinta-feira (10/05) foi prorrogado até o próximo domingo, dia 13 de maio. Para a efetivação da inscrição, o candidato deve pagar até o dia 14 de maio o boleto da Guia de Recolhimento da União (GRU), no valor de R$ 15 para o Processo Seletivo (cursos técnicos) e de R$ 35 para o Vestibular (cursos superiores). Mas atenção: a GRU só pode ser emitida até o dia 13 de maio.

Os candidatos que fizeram a solicitação a isenção do pagamento da inscrição e tiveram o pedido deferido (aceito) estão automaticamente inscritos. Aqueles que por alguma razão tiveram o pedido indeferido (não aceito) devem fazer uma nova inscrição e em seguida imprimir e pagar o boleto da GRU.

Clique aqui para acessar a lista dos resultados dos pedidos de isenção após recursos – Processo Seletivo

Clique aqui para acessar a lista dos resultados dos pedidos de isenção após recursos – Vestibular

As inscrições podem ser realizadas por meio do Portal da AIETEC, empresa responsável pela aplicação das provas:

CLIQUE AQUI PARA FAZER INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO (CURSOS TÉCNICOS)

CLIQUE AQUI PARA FAZER INSCRIÇÃO NO VESTIBULAR (CURSOS SUPERIORES)

No total, são 505 vagas para cursos técnicos nos campi Almenara, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora e Porteirinha e 120 vagas para cursos de graduação nos campi Arinos e Pirapora.

A única etapa de ambas as seleções são provas objetivas, que serão realizadas no dia 3 de junho para os cursos superiores e no dia 10 de junho para os cursos técnicos. Todas as informações podem ser encontradas nos editais:

Clique aqui para acessar o Edital nº 105/2018 - Processo Seletivo (cursos técnicos)

Clique aqui para acessar o Edital nº 106/2018 - Vestibular (cursos superiores - graduação)

Processo Seletivo

Para ingressar nos cursos técnicos, o candidato precisa ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando a 2ª ou 3ª série do Ensino Médio e ser aprovado na prova objetiva que abrangerá conteúdos das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática em nível de Ensino Médio.

Esta prova será aplicada no dia 10 de junho de 2018, das 15h00 às 17h00, nas cidades de Almenara, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora e Porteirinha e com possibilidade, dependendo do número de candidatos, em Japonvar, Manga, São Francisco, Francisco Sá, Grão Mogol e Espinosa.

Os cursos aos quais se refere este edital são ofertados nas seguintes modalidades:

- CONCOMITANTE: oferecida a quem esteja cursando a 2ª ou a 3ª série do Ensino Médio (em outra instituição) com matrículas distintas para cada curso.

- SUBSEQUENTE: oferecida somente a quem já tenha concluído o Ensino Médio.

A duração dos cursos técnicos varia de 3 a 4 semestres, e as aulas são de segunda a sexta dentro do turno do curso (manhã ou noite).

Os cursos com oferta neste processo seletivo são:

- Campus Almenara: técnico em administração;

- Campus Avançado Janaúba: técnico em administração;

- Campus Januária: técnico em manutenção e suporte em informática;

- Campus Montes Claros: técnico em eletrotécnica, técnico em segurança do trabalho e técnico em edificações;

- Campus Pirapora: técnico em administração, técnico em edificações e técnico em informática;

- Campus Avançado Porteirinha: técnico em eletroeletrônica e técnico em informática para internet.

Vestibular

Para ingresso nos cursos de graduação, o candidato precisa ter concluído o Ensino Médio e ser aprovado nas provas objetivas que serão aplicadas em dois turnos no dia 3 de junho de 2018: de 08h00 às 12h00 as provas de Línguas, Literatura e Redação e das 14h00 às 17h00 as provas específicas dos cursos ofertados. As provas serão realizadas nas cidades Arinos e Pirapora e com possibilidade, dependendo do número de candidatos, também em Buritis, Chapada Gaúcha e Riachinho. 

Cursos disponíveis neste vestibular:

- Campus Arinos: bacharelado em administração, tecnologia em produção de grãos e tecnologia em gestão ambiental;

- Campus Pirapora: bacharelado em administração, bacharelado em engenharia civil e bacharelado em sistemas de informação.

Vale destacar que apenas metade das vagas de cada um desses cursos estão sendo disponibilizadas neste vestibular próprio do IFNMG. A outra metade será disponibilizada via SiSU, com a nota das provas do Enem de 2017. Para o Campus Januária, o curso de licenciatura em física terá todas as suas 40 vagas ocupadas pelo SiSU.

Reserva de vagas

Em ambos os processos, metade das vagas são reservadas a candidatos vindos de escolas públicas. E dessas, parte é ainda reservada para candidatos de baixa renda, autodeclarados pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência. Todos os detalhes estão descritos nos editais.

Documentos para realização da prova

Para realizar a inscrição, é necessário inserir o número do CPF do candidato.

Para a realização das provas o candidato deverá levar um desses documentos: carteira de identidade, cédula de identidade fornecida por ordens ou conselhos de classes que, por Lei, valham como documento de identidade; Carteira Nacional de Habilitação com fotografia ou Carteira de Trabalho e Previdência Social.

Mais informações

Para facilitar o acesso dos candidatos aos editais e aos diversos documentos e informações, o IFNMG produziu um portal específico para o Processo Seletivo (http://www.ifnmg.edu.br/processoseletivo) e outro para o Vestibular (http://www.ifnmg.edu.br/vestibular). Dúvidas também podem ser enviadas para o email da Comissão Permanente de Concursos (COPEC) do IFNMG: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Confira no folder abaixo os detalhes dos cursos ofertados:

Folder Processo Seletivo 2018 final miolo web

Folder Vestibular 2018 miolo web

 

Fim do conteúdo da página