Portal IFNMG - Editais do Processo Seletivo e do Vestibular também disponíveis em Libras Ir direto para menu de acessibilidade.

Editais do Processo Seletivo e do Vestibular também disponíveis em Libras

Publicado: Terça, 08 de Maio de 2018, 08h39 | Última atualização em Terça, 08 de Maio de 2018, 08h56
Gravação foi realizada por intérpretes do IFNMG no estúdio do CEAD
imagem sem descrição.

Cumprindo com seu dever de prezar pela acessibilidade, o IFNMG instituiu em março uma comissão permanente responsável pela tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras) dos editais regulares de processos seletivos e vestibulares presenciais da instituição.

E o primeiro trabalho desta comissão foi a tradução dos editais do 2º Processo Seletivo e Vestibular 2018 para ingresso nos cursos técnicos e superiores do IFNMG. O trabalho contou com estudo e interpretação da comissão, e a gravação foi realizada no estúdio do Centro de Educação e Formação a Distância (CEAD) do Instituto. Os editais, divididos em vídeos por sessões, foram divulgados no início de abril, antes do fim do prazo de solicitação de isenção do pagamento da inscrição.

Clique aqui para acessar o Edital do 2º Processo Seletivo IFNMG 2018 em Libras
Clique aqui para acessar o Edital do 2º Vestibular IFNMG 2018 em Libras

A comissão é composta por seis servidores de diferentes campi do IFNMG, todos intérpretes profissionais, e boa parte deles ocupando o cargo de tradutor e intérprete de linguagem de sinais nos campi do IFNMG. A servidora do Campus Montes Claros e presidente da comissão, Josiane de Oliveira Fagundes, lembra que estas traduções são um direito dos surdos e um dever das instituições de ensino. “O trabalho da comissão é viabilizar o acesso dos surdos à educação gratuita e de qualidade oferecida pelo Instituto para toda a população”, diz Josiane, que lembra que o decreto 5626/2005, que regulamenta a lei de Libras, dispõe que as instituições federais de ensino devem garantir “às pessoas surdas o acesso à comunicação, à informação e à educação nos processos seletivos, nas atividades e nos conteúdos curriculares desenvolvidos em todos os níveis, etapas e modalidades de educação, desde a educação infantil até à superior”.