Portal IFNMG - Campus Teófilo Otoni celebra inauguração de Unidade Experimental da EPAMIG Ir direto para menu de acessibilidade.

Campus Teófilo Otoni celebra inauguração de Unidade Experimental da EPAMIG

Publicado: Terça, 10 de Abril de 2018, 15h00 | Última atualização em Terça, 10 de Abril de 2018, 16h37
imagem sem descrição.

Na última sexta-feira, dia 06 de abril, foi inaugurada na Fazenda Itamunhec, atualmente sob gestão do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) – Campus Teófilo Otoni, a Unidade Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG,; que será utilizada com objetivo de desenvolver pesquisas experimentais agroecológicas tendo em vista a sustentabilidade de projetos agropecuários e ambientais para o desenvolvimento local e regional. A Unidade irá disponibilizar tecnologias para cafeicultura, olericultura e forragicultura para os produtores rurais da região.

A implantação da Unidade será importante para desenvolver programas que contribuam para redução da degradação ambiental e promovam o manejo sustentável do solo com eliminação de tecnologias agroquímicas que afetam a fauna e flora da região. Durante a cerimônia também foi assinado o Protocolo de Intenções que estabelece as diretrizes do trabalho.

Para o diretor-geral do IFNMG - Campus Teófilo Otoni, Renildo Ismael Félix da Costa, as parcerias locais tornaram possível o sonho da Unidade Experimental. “Com a educação, com as parcerias e com esta Unidade Experimental vamos enfrentando as carências da nossa região e assim lutando para a construção de uma realidade diferente para o Mucuri, testando e validando culturas e tecnologias dentro do território”, disse o diretor.

Segundo Marcelo Ribeiro, presidente chefe da EPAMIG-Sudeste, a montagem dessa unidade é o plantio de uma semente da Empresa na região, “com a intenção de incentivar a agroecologia fornecer tecnologia para todo o nordeste de Minas”, disse Marcelo.

O deputado federal Leonardo Monteiro afirmou que “a Fazenda não é um simbolismo e sim uma ação concreta para o desenvolvimento da região, um investimento em desenvolvimento”.

O prefeito do Município de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira, ressaltou que a integração de forças para este projeto. “Inaugura um olhar diferenciado para a região – é um trabalho para aqueles que vislumbram Teófilo Otoni com um olhar diferente, pois a Fazenda será instrumento de mudança para a região; além da pesquisa, será daqui que sairá o alimento para região, para os jovens empreenderem”

A Unidade

A Unidade Experimental terá uma área de aproximadamente 1,5 hectare, com culturas de café, hortaliças convencionais e não convencionais e forrageiras para alimentação animal, além de disponibilização de conhecimentos e tecnologias de produção agroecológica. Serão realizados atendimentos através de dias de campo, cursos, encontros e prestação de assistência técnica e extensão rural.

Fruto de parceria entre a EPAMIG, o IFNMG e a prefeitura de Teófilo Otoni, a Unidade com o apoio da Emater-MG, do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), do Instituto Estadual de Florestas (IEF), da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

A cerimônia de inauguração contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o pesquisador chefe da EPAMIG, Marcelo Ribeiro, o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Sérgio Marcos França, o diretor-geral do IFNMG – Campus Teófilo Otoni, Renildo Ismael Félix da Costa, o diretor de administração e planejamento da UFVJM – Campus do Mucuri, Renildo Lemos, a Gerente Regional do IEF, Janaína Mendonça, o Gerente Regional da EMATER, Sandro Rodrigues, o Coordenador do GEPAF, Leonel de Oliveira, o Presidente da Câmara Municipal de Teófilo Otoni, Fábio Lemos, o deputado federal Leonardo Monteiro, o prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira. Também estiveram presentes alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente do Campus Teófilo Otoni, os professores Sérgio Lana, Ivan Carreiro, Maíra Rezende, Alexandre Petusk, Lucas Ferrari, representantes do Núcleo de Agroecologia do Município, do SEAPA e produtores rurais.

EPMG CAPA

Para mais fotos do evento, clique aqui.

Texto: Assessoria de Comunicação do IFNMG - Campus Teófilo Otoni, com informações da EPAMIG / com adaptações