Portal IFNMG - Jornalistas poderão produzir matérias sobre os institutos federais e concorrer a prêmios no valor de 8 mil reais Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Jornalistas poderão produzir matérias sobre os institutos federais e concorrer a prêmios no valor de 8 mil reais

Publicado: Sexta, 06 de Abril de 2018, 16h50 | Última atualização em Sexta, 06 de Abril de 2018, 17h22
imagem sem descrição.

O Dia do Jornalista é comemorado no dia 07 de abril. Para marcar essa data, o IFNMG faz questão de informar os profissionais da imprensa do Norte e Noroeste de Minas e dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri sobre a primeira edição do Prêmio Conif de Jornalismo, que faz parte da agenda comemorativa dos dez anos dos institutos federais. O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) contemplará profissionais de quatro tipos de mídia – impresso, rádio, televisão e internet. O vencedor de cada categoria receberá o valor de R$ 8.000, totalizando R$ 32 mil em premiações. As inscrições ficarão abertas de 2 de maio a 31 de dezembro de 2018.

O objetivo é incentivar a produção e veiculação de notícias acerca do papel social inovador desempenhado pelas instituições que compõem a Rede. Além disso, o Conif pretende promover o reconhecimento dos profissionais da imprensa brasileira e o aperfeiçoamento da cobertura jornalística especializada.

“O prêmio surge como um estímulo para a descoberta de pautas dentro do universo da educação profissional e tecnológica, mostrando que os IFs têm uma concepção inovadora própria”, afirmou o integrante da Comissão Organizadora, Vinícius Bazenga, assessor de comunicação do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

A assessora de Comunicação do Conif, Lena Marinho, ressalta que, como importantes elos entre as instituições e a sociedade, os profissionais da imprensa fazem parte desses 10 anos de história. “As instituições possuem canais de comunicação próprios, mas o relacionamento com a comunidade é reforçado pelos jornalistas que atuam na imprensa brasileira e transmitem informações de utilidade pública, os desafios e as conquistas das instituições”.

A primeira edição do Prêmio Conif de Jornalismo elegerá as melhores reportagens relacionadas aos diversos aspectos da Rede Federal e da educação profissional, científica e tecnológica. Poderão ser abordados temas como os 10 anos dos institutos federais, o papel inclusivo das instituições, indicadores de qualidade da educação profissional e tecnológica, projetos inspiradores desenvolvidos no Brasil ou em cooperação internacional, pesquisa aplicada, inovação tecnológica e extensão tecnológica.

Inscrição – Para concorrer ao prêmio, é necessário atuar em veículos de comunicação com sede em território nacional, preencher o formulário de inscrição e encaminhar os arquivos correspondentes para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Dez anos – Os institutos federais foram criados pela Lei nº 11.892, de 29 dezembro de 2008, quando o Ministério da Educação (MEC) instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Além de oferecer educação profissional gratuita em diversas modalidades e níveis de ensino, as instituições promovem a pesquisa aplicada e a inovação tecnológica.

Atualmente, são mais de 600 campi espalhados pelo país, com cerca de um milhão de estudantes matriculados e 70 mil servidores, entre professores e técnico-administrativos.

Clique aqui para acessar o regulamento

Anexo 1 – Formulário de inscriçãoAnexo 1 – Formulário de inscrição

Fonte: Assessoria de Comunicação Conif | Adaptado 
(61) 3966-7202/7203

Fim do conteúdo da página