Portal IFNMG - Estudantes do IFNMG-Campus Montes Claros desenvolvem Sistema de Gestão de Estágio Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 19 de Março de 2018, 18h12 | Última atualização em Quinta, 18 de Fevereiro de 2021, 09h29

Era para ser apenas um trabalho com cliente fictício. Mas o projeto deu tão certo que poderá ser incorporado aos sistemas de software do IFNMG. Estamos falando do Estajuí (Sistema de Gestão de Estágio do Campus), elaborado pelos alunos do sexto módulo do curso superior Ciência da Computação na disciplina Engenharia de Software II, ministrada pelo professor Lúcio Dutra. O trabalho final consistia na elaboração de um sistema que atendesse às necessidades de um cliente imaginário.

EstajuíProfessores e outros servidores do IFNMG assistiram à apresentação dos alunos do sexto módulo do curso superior Ciência da Computação na disciplina Engenharia de Software II, ministrada pelo professor Lúcio Dutra

No início deste mês, o trabalho foi apresentado a professores, coordenadores de extensão e alunos do IFNMG. O sistema foi desenvolvido em um processo unificado, ou seja, em módulos funcionais: seguindo o fluxo “início – elaboração – construção – transição”. O protótipo foi exibido em partes. Inicialmente, o aluno faz seu cadastro e confirma seus dados, cadastra novo estágio, a secretaria confirma se ele está apto a executar.

Com todos os dados preenchidos, o plano de estágio e o termo de compromisso já ficam disponíveis para download. Preenchidos os documentos, o aluno colhe as assinaturas e entrega para o coordenador de extensão, que entrega para a secretaria a autorização efetiva do início do estágio. Quando o estágio for concluído, o aluno pode inserir o relatório final digitalizado.

Os alunos foram aprovados, e os professores presentes se mostraram surpresos de maneira positiva em relação à qualidade e complexidade do sistema. O professor Lúcio informou que “o modelo já pode ser testado ainda no primeiro semestre de 2018 pelo Campus Montes Claros”. A pró-reitoria de Extensão, Maria Araci Magalhães, enxerga a possibilidade de, em breve, expandir o sistema para os 11 campi do Instituto e, mais tarde, integrá-lo ao portal do aluno Cajuí.