Portal IFNMG - Professores do IFNMG estão participando do programa Innovation Management Professional; em julho, farão uma missão na Alemanha Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Professores do IFNMG estão participando do programa Innovation Management Professional; em julho, farão uma missão na Alemanha

Publicado: Quarta, 28 de Fevereiro de 2018, 18h11 | Última atualização em Quarta, 28 de Fevereiro de 2018, 18h44
No total, 41 pessoas participam do programa Innovation Management Professional (IMP), resultado de uma parceria inédita entre a empresa STEINBEIS-SIBE do Brasil e Setec/ MEC. Foto: http://steinbeis-sibe.com.br/o-primeiro-voo-do-astrobeis/
imagem sem descrição.

Além de trabalharem juntos no IFNMG, onde compartilham seus conhecimentos e suas experiências, a pró-reitora de Extensão, Maria Araci Magalhães, o coordenador de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Charles Bernardo Buteri, e o professor Marcos Aurélio Duarte Carvalho, coordenador de Pesquisa do Campus Montes Claros, são colegas do programa Innovation Management Professional (IMP) da STEINBEIS-SIBE do Brasil. Eles, mais 38 profissionais de todo o Brasil, foram selecionados por meio de uma Chamada Pública divulgada em outubro do ano passado.

O Innovation Management Professional (IMP) é um curso exclusivo da empresa STEINBEIS-SIBE do Brasil, que tem como base a transferência de tecnologia e conhecimento entre meio acadêmico e mercado. O curso possui uma matriz de disciplinas e estratégias voltadas à geração de inovações. É a primeira vez que a empresa se uniu à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação para desenvolverem um programa de capacitação direcionado aos Institutos Federais, reconhecidos como instrumentos de transformação por meio da oferta de educação pública e de qualidade.

Seleção

Para concorrer ao curso, os candidatos apresentaram um pré-projeto, que deveria estar relacionado com as áreas estratégicas de demandas oferecidas pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/ MEC). Cada professor elaborou o seu. “A avaliação do mesmo dependia da pontuação obtida no projeto, no currículo e numa defesa do projeto que foi feita por meio de entrevista”, informou Marcos Aurélio Duarte Carvalho, coordenador de Pesquisa do Campus Montes Claros.

A pró-reitora de Extensão, Maria Araci, desenvolveu um pré-projeto intitulado “Portfólio de Oportunidades”; o coordenador Charles Buteri submeteu o pré-projeto “Promoção do Desenvolvimento Tecnológico e Inovação no IFNMG”; e o professor Marcos Aurélio teve como ideia criar o “Planejamento Estratégico de Inovação com foco em atender às demandas do Parque Industrial de Montes Claros-MG”.

Capacitação em Gestão da Inovação

O programa funciona por meio de uma capacitação que começou em fevereiro (de 26/02 a 28/02) e terminará em janeiro de 2019. Nesse período, os participantes terão aulas, em Brasília-DF, para que seus projetos saiam do papel. A palavra de ordem do programa é inovação. Por isso, a iniciativa dará toda a assessoria necessária para que os participantes desenvolvam e implementem seus projetos, explorando todo o potencial de inovação que possuem.

Foto 3 Curso gestão da Informação

Mesa de abertura do curso:  Peter M. Dostler, consultor da STEINBEIS-SIBE do Brasil;  Romero Portella Raposo Filho, diretor de Desenvolvimento da Rede Federal; Luciano Toledo, pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFES

A metodologia adotada é própria do IMP, que segue as diretrizes dos mestrados e doutorados apoiado por eles na Alemanha e em outros países. Temas como Estratégia e Inovação, Ecossistemas, Inspiração e Criação, Finanças e Novos Ativos estão no rol de conteúdos a serem abordados durante o curso.

A pró-reitora Maria Araci teve certeza, já no primeiro módulo do programa, que a inovação é fundamental para garantir a entrega de melhores serviços também no IFNMG, tanto na gestão de modo geral quanto no tripé Ensino, Pesquisa e Extensão. “Nesse sentido, minha maior expectativa é poder aplicar os conhecimentos adquiridos em prol da melhoria da gestão da extensão no IFNMG. Precisamos de ganhos regionais numa ação que derrube muros e construa pontes”, defendeu a pró-reitora.

Todos os professores receberão do IFNMG recursos para as diárias e os deslocamentos em Brasília-DF. Já a viagem para a Alemanha será custeada pela Setec/MEC.

Etapa internacional

A proposta da etapa que será realizada na Alemanha consiste num roteiro de duas semanas com o propósito de abrir ainda mais a mente dos participantes em relação a outros mercados e modelos de atuação. Para isso, visitas a empresas, participação em seminários e apresentação de projetos de inovação são atividades que já estão agendadas na Alemanha. A viagem será realizada de 23/07 a 03/08.

“Estou muito empolgado com o curso de capacitação em Gestão da Inovação e acredito que a oportunidade de conhecer um país inovador como a Alemanha em muito acrescentará em minha formação e atuação no IFNMG”, afirmou o coordenador de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Charles Buteri.

Foto 1 Curso gestão da inovação

Marcos Aurélio Duarte Carvalho (Campus Montes Claros); Mírian Nakamura (STEINBEIS-SIBE do Brasil); Charles Bernardo Buteri e Maria Araci Magalhães (Reitoria do IFNMG)

Mais informações sobre o programa Innovation Management Professional podem ser acessadas em: http://steinbeis-sibe.com.br/IMP/#apresentacao

Leia mais em: O primeiro voo do Astrobeis

Fim do conteúdo da página