Portal IFNMG - Professores do IFNMG estão participando do programa Innovation Management Professional; em julho, farão uma missão na Alemanha Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Professores do IFNMG estão participando do programa Innovation Management Professional; em julho, farão uma missão na Alemanha

Publicado: Quarta, 28 de Fevereiro de 2018, 18h11 | Última atualização em Quarta, 28 de Fevereiro de 2018, 18h44
No total, 41 pessoas participam do programa Innovation Management Professional (IMP), resultado de uma parceria inédita entre a empresa STEINBEIS-SIBE do Brasil e Setec/ MEC. Foto: http://steinbeis-sibe.com.br/o-primeiro-voo-do-astrobeis/
imagem sem descrição.

Além de trabalharem juntos no IFNMG, onde compartilham seus conhecimentos e suas experiências, a pró-reitora de Extensão, Maria Araci Magalhães, o coordenador de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Charles Bernardo Buteri, e o professor Marcos Aurélio Duarte Carvalho, coordenador de Pesquisa do Campus Montes Claros, são colegas do programa Innovation Management Professional (IMP) da STEINBEIS-SIBE do Brasil. Eles, mais 38 profissionais de todo o Brasil, foram selecionados por meio de uma Chamada Pública divulgada em outubro do ano passado.

O Innovation Management Professional (IMP) é um curso exclusivo da empresa STEINBEIS-SIBE do Brasil, que tem como base a transferência de tecnologia e conhecimento entre meio acadêmico e mercado. O curso possui uma matriz de disciplinas e estratégias voltadas à geração de inovações. É a primeira vez que a empresa se uniu à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação para desenvolverem um programa de capacitação direcionado aos Institutos Federais, reconhecidos como instrumentos de transformação por meio da oferta de educação pública e de qualidade.

Seleção

Para concorrer ao curso, os candidatos apresentaram um pré-projeto, que deveria estar relacionado com as áreas estratégicas de demandas oferecidas pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/ MEC). Cada professor elaborou o seu. “A avaliação do mesmo dependia da pontuação obtida no projeto, no currículo e numa defesa do projeto que foi feita por meio de entrevista”, informou Marcos Aurélio Duarte Carvalho, coordenador de Pesquisa do Campus Montes Claros.

A pró-reitora de Extensão, Maria Araci, desenvolveu um pré-projeto intitulado “Portfólio de Oportunidades”; o coordenador Charles Buteri submeteu o pré-projeto “Promoção do Desenvolvimento Tecnológico e Inovação no IFNMG”; e o professor Marcos Aurélio teve como ideia criar o “Planejamento Estratégico de Inovação com foco em atender às demandas do Parque Industrial de Montes Claros-MG”.

Capacitação em Gestão da Inovação

O programa funciona por meio de uma capacitação que começou em fevereiro (de 26/02 a 28/02) e terminará em janeiro de 2019. Nesse período, os participantes terão aulas, em Brasília-DF, para que seus projetos saiam do papel. A palavra de ordem do programa é inovação. Por isso, a iniciativa dará toda a assessoria necessária para que os participantes desenvolvam e implementem seus projetos, explorando todo o potencial de inovação que possuem.

Foto 3 Curso gestão da Informação

Mesa de abertura do curso:  Peter M. Dostler, consultor da STEINBEIS-SIBE do Brasil;  Romero Portella Raposo Filho, diretor de Desenvolvimento da Rede Federal; Luciano Toledo, pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFES

A metodologia adotada é própria do IMP, que segue as diretrizes dos mestrados e doutorados apoiado por eles na Alemanha e em outros países. Temas como Estratégia e Inovação, Ecossistemas, Inspiração e Criação, Finanças e Novos Ativos estão no rol de conteúdos a serem abordados durante o curso.

A pró-reitora Maria Araci teve certeza, já no primeiro módulo do programa, que a inovação é fundamental para garantir a entrega de melhores serviços também no IFNMG, tanto na gestão de modo geral quanto no tripé Ensino, Pesquisa e Extensão. “Nesse sentido, minha maior expectativa é poder aplicar os conhecimentos adquiridos em prol da melhoria da gestão da extensão no IFNMG. Precisamos de ganhos regionais numa ação que derrube muros e construa pontes”, defendeu a pró-reitora.

Todos os professores receberão do IFNMG recursos para as diárias e os deslocamentos em Brasília-DF. Já a viagem para a Alemanha será custeada pela Setec/MEC.

Etapa internacional

A proposta da etapa que será realizada na Alemanha consiste num roteiro de duas semanas com o propósito de abrir ainda mais a mente dos participantes em relação a outros mercados e modelos de atuação. Para isso, visitas a empresas, participação em seminários e apresentação de projetos de inovação são atividades que já estão agendadas na Alemanha. A viagem será realizada de 23/07 a 03/08.

“Estou muito empolgado com o curso de capacitação em Gestão da Inovação e acredito que a oportunidade de conhecer um país inovador como a Alemanha em muito acrescentará em minha formação e atuação no IFNMG”, afirmou o coordenador de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Charles Buteri.

Foto 1 Curso gestão da inovação

Marcos Aurélio Duarte Carvalho (Campus Montes Claros); Mírian Nakamura (STEINBEIS-SIBE do Brasil); Charles Bernardo Buteri e Maria Araci Magalhães (Reitoria do IFNMG)

Mais informações sobre o programa Innovation Management Professional podem ser acessadas em: http://steinbeis-sibe.com.br/IMP/#apresentacao

Leia mais em: O primeiro voo do Astrobeis

Fim do conteúdo da página