Portal IFNMG - IFNMG realiza I Encontro de Pesquisadores Institucionais Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

IFNMG realiza I Encontro de Pesquisadores Institucionais

Publicado: Quinta, 08 de Fevereiro de 2018, 12h46 | Última atualização em Sexta, 09 de Fevereiro de 2018, 16h59
Representantes de todos os campi participaram do I Encontro de Pesquisadores Institucionais do IFNMG
imagem sem descrição.

Com o objetivo de capacitar os pesquisadores institucionais do IFNMG para utilizarem a Plataforma Nilo Peçanha, a Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional, por meio do Departamento de Desenvolvimento Institucional (DPI), realizou nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2018 na Reitoria do IFNMG, o I Encontro de Pesquisadores Institucionais.

A Plataforma, instituída pelo Portaria n° 1 de 03 de janeiro de 2018, é um ambiente virtual de coleta, validação e disseminação das estatísticas oficiais da Rede Federal.

A abertura do evento contou com a presença do reitor, Professor José Ricardo Martins da Silva, do pró-reitor de desenvolvimento enstitucional, Professor Alisson Magalhães Castro e da equipe do Departamento de Planejamento Institucional.

A diretora do departamento de planejamento institucional, professora Rafaela Caiaffa de Faria ressaltou a importância do encontro em fortalecer a atuação e integração dos pesquisadores. “No encontro foi apresentado o DPI e sua equipe que é a referência dos pesquisadores institucionais dos campi na reitoria. Temos a grande missão de discutir o papel estratégico dos pesquisadores institucionais, e a importância dos dados institucionais que eles tem acesso no processo de tomada de decisão da gestão dos campi como direcionador de políticas, explicou a Diretora do Departamento de Planejamento Institucional”, Professora Rafaela Caiaffa de Faria.

O procurador educacional institucional, Thiago Machado e Andrade, enfatizou que o encontro serviu para conhecer ainda mais a realidade de cada unidade referente aos trabalhos dos pesquisadores institucionais (Pis), o que, para ele, resultou em uma troca de experiências muito enriquecedora. “A percepção de todos sobre a importância do trabalho desenvolvido pelo pesquisador institucional está cada vez maior, inclusive da gestão”, observou.

“A Plataforma Nilo Peçanha reunirá dados relativos ao corpo docente, discente, técnico-administrativo e de gastos financeiros do IFNMG, para fins de cálculo dos indicadores e serão utilizados para composição do Relatório de Gestão 2017”, explicou a servidora Karine Andrade Fonseca, procuradora educacional institucional substituta.

Os pesquisadores institucionais possuem papel estratégico na instituição, pois o setor é o órgão interlocutor entre o Ministério da Educação e o IFNMG, responsável pela coordenação, supervisão e acompanhamento da coleta e inserção de dados nos sistemas de informação do MEC e pelo acompanhamento dos processos de regulação da instituição. Isso porque o pesquisador institucional, de acordo com o procurador, tem acesso a dados referentes aos indicadores da instituição.

“De acordo com o feedback que obtivemos no final do evento, o encontro foi fundamental para eles, pois, segundo os próprios PIs, as discussões permitiram um nivelamento entre o conhecimento do trabalho desenvolvido, uma vez que há pesquisadores institucionais que assumiram recentemente e ainda aqueles que já atuam há mais tempo e puderam compartilhar as suas experiências”, avaliou o pesquisador Thiago Andrade.

Fim do conteúdo da página