Portal IFNMG - 7º Encontro de Comunicadores do Vale do Jequitinhonha terá como tema “Comunicação e Resistência”; IFNMG é um dos apoiadores do evento Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

7º Encontro de Comunicadores do Vale do Jequitinhonha terá como tema “Comunicação e Resistência”; IFNMG é um dos apoiadores do evento

Publicado: Sexta, 19 de Janeiro de 2018, 18h42 | Última atualização em Quarta, 24 de Janeiro de 2018, 14h21

A cidade de Taiobeiras, no norte de Minas Gerais, sediará o 7º Encontro de Comunicadores do Vale do Jequitinhonha (ECVJ), que acontecerá entre os dias 2 e 4 de fevereiro de 2018. O evento reunirá comunicadores, jornalistas, produtores midiáticos, youtubers, fotógrafos, designers, radialistas, grafiteiros, estudantes e professores acerca do tema “Comunicação e resistência”.

Os participantes já podem se inscrever, gratuitamente, para o evento e para oficinas de: Fotografia, Produção de conteúdo para rádio; Fanzine; Produção de conteúdo para Youtube; Grafite; Jornalismo Investigativo; Teatro & Cinema Independente; Criação de Peças Gráficas; Distribuição Audiovisual Independente; e Intervenções de Rua.

Um dos membros da Comissão Gestora do encontro, Felipe Matos de Souza, informa que a programação ainda está sendo finalizada, mas que as dez oficinas já estão confirmadas. Além disso, assuntos como Comunicação e cultura popular; Comunicação e minorias; Comunicação como negócio, e mais seis temas serão abordados em rodas de conversa, que acontecerão no sábado. Também haverá  uma mostra cultural, com teatro, intervenções e música. No domingo, os participantes terão como compromisso desenvolverem uma mostra do que foi trabalho nas oficinas. 

"Pretendemos receber cerca de 200 pessoas, muitas delas jovens ligadas a projetos sociais e de comunicação pelo Vale. A ideia do encontro surgiu da necessidade de reuni-los e fortalecer a rede. Atualmente, universitários, professores, pesquisadores, empresários e jornalistas também acreditam no impacto do ECVJ na cidade dessas pessoas", aponta Felipe. 

A cidade da taioba 

Taiobeiras é um município que se localiza na mesorregião do Norte de Minas e microrregião de Salinas. Possui mais de 33 mil habitantes e seu nome está ligado a uma raiz nativa da região, a taioba.

De acordo com Felipe, a cidade-sede é escolhida por análise de candidatura. Quem apresentar todos os requisitos básicos para a realização do evento está concorrendo. "Sempre damos prioridade para a cidade que já desenvolve algum tipo de comunicação colaborativa com a população, formando parcerias com o poder público e também com as ONGs e associações. Em Taiobeiras, nota-se a presença de jovens e muitos deles estão envolvidos com comunicação, internet, artes e esportes. Um bom momento para reunir esse pessoal com os comunicadores para uma troca de experiências", destaca. 

O 7º Encontro de Comunicadores ainda disponibilizará alojamento gratuito na Escola Estadual Oswaldo Lucas Mendes. Quem optar por alojamento deve levar suas roupas de cama e colchões. Aqueles que não tiverem 18 anos precisam de autorização dos pais ou responsáveis para utilizar o alojamento.

A última edição do encontro foi no ano passado na cidade de Cachoeira de Pajeú, onde foi nomeada a Comissão Gestora para estar à frente do Encontro de Comunicadores do Vale do Jequitinhonha, evento que até então era organizado pela UFMG-Polo Jequitinhonha.

 

São apoiadores do 7º Encontro de Comunicadores: IFNMG, Prefeitura de Taiobeiras, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, UFMG, Programa Polo Jequitinhonha da UFMG, AIC, Oficina de Imagens e Arruda Alimentos.

Clique aqui para fazer sua inscrição.

Acesse a Página Oficial do 7º Encontro de Comunicadores do Vale do Jequitinhonha no Facebook

 

Confira a programação do evento:

Sexta-feira (2/02/2018)

09h00 a 12h00 – Credenciamento

12h00 a 13h00 – Almoço

14h00 a 19h00 – Pré-oficinas (cada um no seu local específico), com café de 15 minutos.

Oficinas:

1- Fotografia -

2- Produção de conteúdo para rádio -

3- Fanzine -

4- Produção de conteúdo para YouTube -

5- Grafite -

6- Jornalismo investigativo -

7-Teatro e cinema independente -

8- Criação de peças gráficas -

9- Distribuição audiovisual independente -

10- Intervenção de rua –

19h00 a 20h30 – Jantar

20h30 a 21h00 - Abertura Solene

21h00 – Mostra Cultural

Lançamento da Maleta Futura no Vale do Jequitinhonha

Trupe Circense Teatral de Rua (Rubim)

Sábado (3/02/2018)

7h30 a 8h30 – Café da Manhã

8h30 a 9h30 – Apresentação cultural

9h30 a 12h00 – Rodas de conversa - concomitantes

Resistência feminina e comunicação (Lizian)

Juventude que resiste (Graziele)

Comunicação e cultura popular (Will)

Comunicação e minorias (Oficina de Imagens e Abraji)

Comunicação como negócio (Felipe Matos)

Comunicação para mobilização social (Emanuela São Pedro)

A produção de imagens como forma de resistência (Laiene Souza)

A quem serve a grande mídia brasileira? (Bráulio Siffert - IFNMG)

Humor como resistência (Gáudio Bassoli)

12h15 a 13h40 – Almoço

14h00 a 19:00 – Oficinas, com café de 15 minutos

19h00 a 20h30 – Jantar

21h30 – Virada cultural

Domingo (4/02/2018)

7h30 as 9h00 – Café a da Manhã

9h00 as 11h00 – Mostra das Oficinas

11h00 as 12h00 –- Encerramento - Plenária final

12h00 – Almoço de despedida

Cartaz Sétimo Encontro de Comunicadores

Fim do conteúdo da página